Biografias dos rabinos de lublin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rabino Shalom Shachna de Lublin
(1495 – 1558)

O rabino Shalom Shachna de Lublin nasceu no ano de 1495 (5256 do calendário judaico), tendo sido discípulo do famoso rabino Yaacov Pollak. Foi um notável erudito do Talmud (literatura que registra a tradição oral) tendo levado adiante a linha inovadora e peculiar de estudar de seu mestre, criador do método de Pilpul (“Estudo Perspicaz”). O Pilpulconsiste em analisar o texto talmúdico intensamente, na tentativa de explicar diferenças conceituais e procurar conciliar aparentes contradições.
Pouco se sabe sobre a mãe de Shachna, exceto que se chamava Golda e faleceu no ano de 1532, quando Shachna estava com 37 anos. Seu pai se chamava Yossef e trabalhava como cobrador de impostos do governo, com a autorização do Rei Sigmund I da Polônia.Shachna foi nomeado rabino de Lublin por volta do ano de 1520, época em que esta era a terceira maior comunidade judaica da Polônia. Ele se tornou um famoso professor e diversos estudantes vinham de todas as regiões da Europa para estudar sob sua orientação. Ele estabeleceu uma Yeshivá que se tornou um centro de estudos tanto do Talmud quanto da Cabalá.
Formou numerosos alunos e grandes sábioscomo rabino Moshé Isserlis de Cracóvia, que se tornou seu genro. Formou também os Rabinos Shlomo Luria (o MaHaRShaL), Moshé Heilprin, Chaim ben Betsalel (irmão do Maharal de Praga) e Shlomo ben Yehudá, rabino de Lublin.
Devido a um decreto oficial do governo, que obrigava as comunidades a terem uma autorização para a nomeação de líderes e execução de escrituras de casamentos, em 1542 o rabinoShachna recebeu o título de reitor e Rabino Chefe da Polônia e seus direitos foram equiparados àqueles das universidades polonesas. Isto, agregado ao fato de grandes eruditos terem estudado em sua Yeshivá, levou algumas pessoas a se referirem a Lublin como sendo “A Oxford Judaica”. Shachna foi sucedido como rabino chefe de Lublin por Shlomo Luria (o MaHaRShaL).
Shachna não deixou nenhuma produçãoliterária impressa, justificava humildemente dizendo: “não quero que o mundo se apóie em minha opinião haláchica”. Em seu leito de morte, por motivos de extrema modéstia, intimou seu filho, rabino Israel, para que não publicasse seus manuscritos. Um de seus escritos, contudo, o tratado Pessachim BeInian Kidushin, mais tarde foi editado por Moisés, filho do médico Samuel.
Faleceu em 1558 (1 de Kislevde 5319) e seu túmulo, um dos poucos preservados até hoje, está no cemitério judaico de Lublin.

Rabino Moshé Isserlis – O RaMô
(1520 - 1572)

Rabino Moshé Isserlis (que significa ‘filho de Israel’), conhecido simplesmente pela abreviação de RaMô (ou ReMá), nasceu na cidade de Cracóvia, Polônia, no ano de 1520 (5280 do calendário judaico) e faleceu aos 52 anos, em Lag-BaÔmer.
Seu pai,Israel, foi um homem destacado no estudo, financeiramente bem abastado e um dos anciãos mais importantes da sua comunidade. Quando o RaMô completou 33 anos, sua mãe faleceu. Seu pai, viúvo, construiu uma sinagoga em memória de sua falecida esposa. Esta sinagoga ficou conhecida como ‘A Sinagoga do RaMô’ e ainda existia até a 2º Guerra Mundial quando o holocausto devastou o judaísmo polonês.
Seuprincipal professor foi o renomado rabino Shalom Shachna de Lublin, que posteriormente tornou-se seu sogro. No entanto, sua esposa deste primeiro casamento faleceu jovem e posteriormente ele casou novamente com a irmã do grande gênio rabino Yossef Katz, autor do livro Sheerit Yossef.
Aos 30 anos, o RaMô retornou de seus estudos em Lublin para sua cidade natal, em Cracóvia, e lá fundou uma grande Yeshivá(seminário de estudos judaicos avançados). O RaMô herdou grande fortuna de sua família e teve o mérito de sustentar seus pupilos da Yeshivá com recursos próprios.
O RaMô foi considerado um dos maiores eruditos de sua época e suas decisões sobre assuntos da Lei Judaica foram aceitas por unanimidade pelas comunidades da Polônia e Alemanha.
Rabino Moshé Isserlis é o autor de diversos trabalhos...
tracking img