Biografias de dom pedro i e ii e de simon bolivar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Esta presente pesquisa tem com finalidade apresentar quem foi Dom Pedro I, Dom Pedro II e Simon Bolivar, Biografia e reinado. 


Dom Pedro I

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon nasceu em 12 de outubro de 1798, em Lisboa. Faleceu em 24 de setembro de 1894, também nacapital portuguesa.
Era filho de D. João VI e D. Carlota Joaquina, veio ao Brasil em 1808, na Vinda da Família Real, aos 9 anos de idade. Foi educado por religiosos, praticava esportes e estudava música; compôs o Hino Nacional de Portugal que perdurou até 1920, e do Hino da Independência do Brasil.
Com a elevação de seu pai, D. João VI, a rei de Portugal em 1816, recebeu o título de príncipe real eherdeiro do trono, o herdeiro natural seria o seu irmão mais velho Antônio, que já havia falecido. Em 1816, casou-se com Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria.
A família real retornou para a Europa em 26 de abril de 1821, Dom Pedro I permaneceu no Brasil como Príncipe Regente. Havia no Brasil uma insatisfação contra o regime colonial de Portugal, a Corte Realportuguesa redigiu um decreto exigindo o retorno de Dom Pedro I a Portugal.
A exigência causou comoção nacional na colônia, o que inspirou a permanência do Príncipe Regente no Brasil. No dia 9 de janeiro de 1822, pronunciou : “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”; fato historicamente marcado como o “Dia do Fico”.
A Corte suspendeu o pagamento dos rendimentosdo príncipe. Em 7 de setembro de 1822, ao receber uma correspondência de Portugal, na qual comunicava o seu rebaixamento para delegado das cortes de Lisboa, no mesmo momento às margens do riacho do Ipiranga, deu o grito de independência do Brasil e o rompimento com Portugal.
No Rio de Janeiro, foi coroado imperador e defensor do Brasil. Como imperador dissolveu a Assembleia Constituinte, demitiuJosé Bonifácio e fundou o Conselho de Estado. Depois da morte de seu pai, retornou a Portugal para ocupar o trono português como Dom Pedro IV.
Envolvido em vários conflitos pessoais, políticos e perda de popularidade, não pôde se manter rei de duas nações, abdicando do trono brasileiro em 1830. Retornando a Portugal, teve que reconquistar o trono português das mãos de seu irmão Dom Miguel, quehavia retirado a sua filha Maria da Glória , que estava no trono provisoriamente.
Numa guerra civil de dois anos, criou uma força expedicionária nos Açores em 1832, e invadiu Portugal para derrotar o seu irmão e restaurar o absolutismo. Faleceu no palácio de Queluz, devido a crise de tuberculose, aos 36 anos de idade. Seus restos mortais estão na cripta do monumento do Ipiranga, na cidade de SãoPaulo.
Dom Pedro II
Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Miguel Gabriel Rafael Gonzaga nasceu em 2 de dezembro de 1825, na cidade do Rio de Janeiro, faleceu em 5 de dezembro de 1892, em Paris.
Foi o segundo imperador do Brasil, filho de D. Pedro I e Maria Leopoldina que faleceu quando Dom Pedro II tinha apenas 1 ano de idade. Era o terceiro filhohomem do casal real, mas devido a morte de seus irmãos mais velhos, tornou-se o herdeiro do trono.
Após a abdicação de seu pais ao trono brasileiro, ascendeu como imperador aos 6 anos de idade, em 7 de abril de 1831. Como era muito jovem, ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e de Manuel Inácio de Andrade Souto Maior,  marquês de Itanhaém.
Até atingir a maioridade (leia: Golpe daMaioridade), o Brasil foi governado por uma regência, estudou com a sua camareira (condessa de Belmonte), com mestres de diversas áreas , aprendendo outros idiomas, artes e conhecimentos científicos.
Em virtude de questões políticas no Brasil, Dom Pedro II assumiu o trono em 18 de julho de 1841, na Capela Imperial do Rio de Janeiro. Em 1843, casou-se com a princesa Teresa Cristina de Bourbon,...
tracking img