Biografias Cecila e La Fontaine

1532 palavras 7 páginas
Marta Alves da Silva
8ºBPEM

Biografias e obras de Cecília Meireles e Jean de La Fontaine.

São Paulo 2015

Marta Alves da Silva RA: 0050026869

Biografias e obras de Cecília Meireles e Jean de La Fontaine.

Trabalho apresentado a Faculdade de São Paulo Grupo Educacional UNIESP como exigência parcial da disciplina Literatura Infanto Juvenil; turma 8°BPEM; Orientadora: Profª. Regina.

São Paulo 2015
São Paulo, 14 de setembro de 2015.

Biografias e obras de Cecília Meireles e Jean de La Fontaine.

Cecília Meireles

Uma das grandes representantes da literatura brasileira Cecília Meireles é uma das grandes escritoras da literatura brasileira, seus poemas encantam os leitores de todas as idades. Nasceu no dia 7 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro e seu nome completo era Cecília Benevides de Carvalho Meireles.
Sua infância foi marcada pela dor e solidão, pois perdeu a mãe com três anos de idade e o pai não chegou a conhecer (morreu antes do seu nascimento). Foi criada pela avó Dona Jacinta, por volta dos nove anos de idade, Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.
Formou-se professora (cursou a Escola Normal) e com apenas 18 anos de idade, no ano de 1919, publicou seu primeiro livro “Espectro” (vários poemas de caráter simbolista).
Embora fosse o auge do Modernismo, a jovem poetisa foi fortemente influenciada pelo movimento literário simbolista.
No ano de 1922, Cecília casou-se com o pintor Fernando Correia Dias com ele a escritora teve três filhas.
Sua formação como professora e interesse pela educação levaram-a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro no ano de 1934. Escreveu várias obras na área de literatura infantil como, por

Relacionados