Biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Jacques Rousseau
Biografia, obras principais, frases, idéias defendidas, pensamentos E os filósofos iluminista.

Rousseau: Um dos grandes filósofos do Iluminismo. Um pensador angustiado. Teórico suíço.



Introdução: 

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Foi um importante filósofo E teórico político suíço. Foi um dos precursores do movimento iluminista na França.
Nasceu em 28 dejunho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) E morreu em 2 de julho de 1778 (66 anos) em Ermenoville (França).
Rousseau veio de família pobre. Foi educado por pastor protestante E Exerceu vários ofícios, Tipo: foi gravador E professor de música. Nesse ramo, chegou a escrever duas óperas.

Rousseau não conheceu a mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, um relojoeiro, até os10 anos de idade.
Em 1722, outra tragédia familiar acontece na vida de Rousseau, a morte do pai. Na adolescência foi estudar numa rígida escola religiosa. Nesta época estudou muito E desenvolveu grande interesse pela leitura E música.

No final da adolescência foi morar em Paris E, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade, onde cultivou contatos com filósofoscomo: Diderot. Por quem foi convidado para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.

Nesses contatos, amadureceu suas idéias que seriam publicadas em seus livros. Publicou o livro "Discurso Sobre as Ciências E as Artes" (1749), no qual lhe proporcionou uma medalha de ouro como prêmio. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a RevoluçãoFrancesa (1789).

No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais E religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convite do filósofo David Hume.
De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767. 
Com quem teve 5 filhos. Rousseau passou a vidaquase inteira sofrendo de problemas financeiros. Não teve condições de educar os seus filhos, entregando-os ao orfanato.

Ele teve grandes influências de Paris E da França, mas se orgulhava de sua origem genebrina E de ser um cidadão dessa cidade. Os antepassados de Rousseau eram de origem francesa. Ele tinha respeito pela França. A família de Jean-Jacques eram de relojoeiros. Possuíam pequenasfortunas E eram pequenos burgueses.

No segmento da política, seu livro mais importante é “O Discurso Sobre a Origem E os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens” onde relatou a situação do homem no estado de natureza E aponta que ele tende a fazer parte da sociedade.
Escreveu, além de estudos políticos, romances E ensaios sobre educação, religião E literatura. Sua obra principal é DoContrato Social. Nesta obra, defende a idéia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção E organização.

Alguns livros trouxeram problemas para Rousseau. “Emílio”, obra pedagógica E “Do Contrato Social” lherendeu uma prisão por serem obras consideradas subversivas. Foi perseguido pelos protestantes, mas a convite do filósofo Inglês David Hume, refugiou-se na Inglaterra.

O pensamento de Rousseau influenciou as idéias da revolução francesa. Ele pregava que a liberdade era o valor supremo do homem. Anti-racionalista foi favorável ao preceito de que os homens nasciam bons, a sociedade é que as corrompiam.Criticava a civilização, acusando-a de dissimulada E hipócrita.

“Rousseau morreu em 1778 E seus restos mortais foram transportados para o Panteão de Paris.”


Frases ditas pelo Rousseau:

“Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito E aqueles que sabem muito falam pouco.”
Jean-Jacques Rousseau.

“Rico ou pobre, todo preguiçoso é um cretino.”
Jean-Jacques Rousseau.
“Quem mais...
tracking img