Biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Johann Carl Friedrich Gauss nasceu a 30 de abril de 1777 em Brunswick, Alemanha, na casa de wilhelmstrasse que virou museu, mas foi destruída durante a segunda guerra mundial, num bombardeio, filho de Gebhart Duedirich nasceu em 1744 era jardineiro e pedreiro de profissão, pessoa humilde e honesta.
A primeira esposa de Gebhart morreu em 1775, após um ano ele se casou com Dorothea Benze, mãede Gauss.Dorothea era uma mulher simples, não aprendeu a escrever e quase não sabia ler, mas era muito inteligente possuía bom humor e um caráter forte.
O pai de Gauss, não queria que o jovem tivesse estudos dignos das suas capacidades, mas sua mãe opondo-se contra o pai permitiu que ele continuasse os estudos.
O irmão mais novo de Dorothea era autodidata, dotado de aprender sozinho e ser um bomtecelão de damasco, percebeu desde cedo a capacidade de Gauss, e o incentivou quando criança a desenvolver o raciocínio lógico.
O talento de Gauss surgiu muito cedo, com apenas três anos disse a seu pai que ele tinha errado no cálculo do salário de um trabalhador da empresa que trabalhava indicando a quantia correta, que foi confirmada.
Antes de entrar na escola aprendeu sozinho a ler e asomar, Aos sete anos entrou para a escola primaria St. Catherine, o professor o Sr. J. G Buttner pediu a seus alunos o problema, “escrevam de 1 a 100 e depois vejam quanto da a soma” o problema era difícil, mas Gauss resolveu em alguns segundos de maneira simples, ele tinha encontrado a propriedade da simetria, das progressões aritméticas.
O Sr. Buttner, percebendo que tinha pouco a ensiná-lo,deu-lhe o melhor livro de aritmética e apresentou a seu assistente Johann Martin Bartels, na época com 18 anos e Gauss com 10 anos estudavam juntos colaborando um com o outro nas dificuldades nascendo assim uma grande amizade.
Em 1788, matriculou-se no Liceu Catharineum em Barauschweig e no seu primeiro trabalho, o professor Hellwing devolveu com um comentário “não era necessário para umestudante tão dotado continuar a ter aula naquela classe, logo ele superou os colegas, além da matemática também nas línguas clássicas, no entanto ele precisaria de dinheiro para continuar os estudos e Gauss não possuía.
Como o pai de Gauss não tinha condições financeiras para manter seus estudos nem se interessava por isso achando que seu filho deveria seguir a sua profissão, Buttner e Bartels o levoupara conhecer Carl Wilhelm Ferdinad, ou seja o Duque de Brunswick, que se comprometeu em pagar seus estudos. Em 1792 com 15 anos, Gauss ingressou no Collegium Carolinum, e continuou lá até 1795.
De 1792 a 1793 ele investigou a distribuição dos números primos e apresentou aos 15 anos a sua hipótese sobre a distribuição de números primos na forma de integral: Os números primos são menores ou iguaisdo número natural, x e aproximadamente dado por: 2x1logx dn
Em 1791 começou a investigar os meios aritméticos – geométricos.
Em 1792 começou a ponderar os fundamentos da geometria euclidiana.
Em 1794 descobriu a relação entre o valor médio e curtas séries de potências, os métodos dos mínimos quadrados, como também estudou como trabalhar com esses observáveis o que levou a curvagaussiana dos erros.
Em março de 1795 descobriu o teorema fundamental dos resíduos quadráticos, chamou de Theorema aureum (teorema dourado) e Gemma Arithmeticae (gama da aritmética).
Gauss viveu na época em que o romantismo predominava na literatura e podemos notar isso em seus trabalhos matemáticos, ele utilizara metáforas românticas quando compara os teoremas matemáticos ao ouro e as pedras preciosasou quando coloca “Matemática é a rainha das ciências, mas a aritmética é a rainha da matemática”.
Nessa época Gauss já era conhecido como o príncipe dos matemáticos.
Em 15 de outubro de 1795 Gauss é admitido na Universidade de Gottingen, ainda indeciso em se tornar um Matemático ou Filólogo, que de acordo com Sartorius Von Waltershausen, amigo íntimo de Gauss, ele só decidiu completamente ser...