Biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gilberto Gil - Biografia e Fotos
Biografia do cantor, violonista e compositor Gilberto Gil
Da Redação
OsPaparazzi

Gilberto Gil
Gilberto Passos Gil Moreira é ummúsico brasileiro nascido em Salvador, dia 26 de junho de 1942. Ainda pequeno se mudou com a família para o interior do estado, voltando em 1950. Desde novo foi influenciadopelas músicas tocadas na rádio. No secundário do colégio, ganhou um violão e sua vida deu uma guinada.

Conheceu João Gilberto, que lhe influenciou positivamente. Nafaculdade, conheceu Caetano Veloso, sua irmã Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Realizam a primeira apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha em junho de 1964 - com oshow "Nós, Por Exemplo".

Se formou em 1965 e mudou para São Paulo com a esposa Belina. Trabalhou em empresas e deixou a música em segundo plano, mas por pouco tempo.Gilberto Gil e Caetano Veloso criam o tropicalismo e ganham fama na cultura brasileira. Com críticas aos níveis políticos e sociais, ganhou adeptos, mas foi rapidamentecensurado pelo regime militar.

Sem outro caminho a seguir, Gil e Caetano vão para a Europa viver no exílio. Escolhem Londres como moradia e passam a gravar álbuns eminglês. Quando volta ao Brasil, Gilberto Gil cria discos que viriam a ser sucessos, como "Expresso 2222", "Gil e Jorge"(com Jorge Ben Jor), "Os Doces Bárbaros" (com osbaianos Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia) , entre outros.

Sempre interessado na política, foi ministro da Cultura durante o governo Lula. Deixou o cargo, masnão as lutas pela música e a cultura brasileira. Segue cantando e viajando mundo a fora tocando seus sucessos, que lhe renderam ao longo de 49 anos de carreira, 8 Grammys.
tracking img