Biografia vigotski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O bielo-russo Lev SemionovitchVigotski foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência mental, atuando em diversas instituições de ensino e pesquisa. Ao mesmo tempo em que lia textos em diversas línguas, escrevia e ministrava conferências. Inquieto e obstinado, dedicou sua vida ao esforço de romper, transformar e ultrapassar o estado deconhecimento e reflexão sobre o desenvolvimento do corpo humano em seu tempo.
Sua produção escrita foi vastíssima para uma vida muito curta (morreu com 37 anos, vítima de tuberculose) e seu interesse diversificado e sua formação interdisciplinar definiu a natureza dessa produção. Escreveu aproximadamente 300 trabalhos científicos, cujos temas vão desde a neuropsicologiaaté a crítica literária, passandopor deficiência física e mental, linguagem, psicologia, educação e questões teóricas e metodológicas relativas às ciências humanas.

Família e infância
Vigotski nasceu em Orcha, uma pequena cidade às margens do rio Dnieper, perto de Minsk, capital da Bielorrússia, em 17 de novembro de 1896. Em alguns textos a data de seu nascimento é outra: 5 de novembro de 1896. Essa divergência se explica pelamudança de calendário que houve na ex- União Soviética, em 1918 (pelo antigo calendário, 5 de novembro; e pelo atual, 17 de novembro). Um ano depois a família mudou-se para a cidade de Gomel, também na Bielorrússia, situada num território destinado aos judeus na Rússia czarista, onde Vigotski viveu até ingressar na universidade de Moscou, em 1913, e novamente depois de formado, em 1917. Foi,portanto, em Gomel que ele viveu os mais importantes anos iniciais de sua vida.Foi la também que ele deu inicio a sua carreira e formação profissional.
A infância e a juventude de Vigotski transcorreram no período que antecedeu a queda do Império Russo, que, dentre outros aspectos, se caracterizava pela concentração de poder nas mãos do czar, sustentado pela aristocracia agrária. Mikhail Yaroshevskyfaz uma interessante análise das aspirações e do clima político da Rússia pré-revolucionária bem como das repercussões das transformações que o anunciavam ideário da população.
De origem judaica sua família lhe deu uma educação dentro dessa tradição, incluindo a leitura do Torá em hebraico e pela passagem do ritual do Bar Mitzva. O estimulante universo familiar em que Vigotski viveu deixou marcasfacilmente identificáveis nas suas formações teóricas.
Angel Rivière nos oferece um interessante exemplo dessas influências. Ele identifica relações entre as conversas e discussões animadas realizadas no ambiente doméstico, todas as tardes, ao redor do chá, com algumas concepções posteriores de Vigotski sobre o processo de internalização do dialogo social.
A maior parte da educação formal deVigotski não foi realizada na escola. Seus pais não consideravam adequado o ensino oferecido pela escola pública de Gomel. Sua formação inicial foi coordenada por sua própria mãe. Mais tarde sues pais optaram por contratar um tutor particular, Salomon Ashpiz, que acabou exercendo grande influencia sobre Vigotski. Ex – exilado político e formado em matemática (embora ministrasse aulas sobre todas asdisciplinas), era um homem gentil e bem humorado, que estimulava seus alunos a pensarem de modo original e independente. Assim, fora da escola, ele construiu uma densa e multifacetada formação intelectual.
Nessa fase, além de seu tutor particular, outra pessoa exerceu grande influencia sobre ele, seu primo David Vigotski (1893-1943). Erudito e três anos mais velho, foi uma espécie de mentorintelectual durante sua formação em Gomel. Eles tinham uma serie de interesses em comum pela semiologia e pelos problemas lingüísticos, pela poesia e pelo teatro, pela filatelia e pelo esperanto. Poliglota, David traduzia textos e dezenas de línguas para o russo, entre algumas línguas antigas. Foi ele quem traduziu, pela primeira vez, um texto de um autor brasileiro para o russo, um poema de Mario...
tracking img