Biografia spon-ville a. c.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SÃO LUIZ
TRABALHO BIOGRÁFICO













ANDRÉ COMTE-SPONVILLE














Aluno: JERFERSON GRIZA

Disciplina: Introdução À Filosofia
Prof. Pe. Silvano João Da Costa



Brusque- SC- março 2012




Introdução

A busca pelo conhecimento da biografia de André Comte-Sponville nos faz perceber que em suas obras o autor não gosta de colocarmuita coisa a seu respeito deixando assim uma incógnita em suas fases da vida. Ele acredita na possibilidade e na necessidade de uma espiritualidade ainda no ateísmo. De fato, Comte-Sponville encontra no ateísmo uma fonte mais legítima da Ética. Nos da a perceber que por mais que nesse momento de sua vida ele diz ser ateu, ele revela ter grande admiração para com as religiões.
O objetivo éaprofundar um pouco no conhecimento da vida deste escritor que nasceu na França e foi morar para Paris e se dedica exclusivamente na busca da felicidade segundo ele já alcançada. Varias obras de Sponville estão em francês e inglês tornando ele um filosofo contemporâneo mais complexo de ser estudado, aumentando ainda mais a curiosidade de saber quem foi esse filosofo ou melhor quem ele é.
As fontes deonde foram extraídas as informações são muito variadas favorecendo ai um pouco o conhecimentos de algumas de suas obras como até setes que falam alguns fragmentos que quando juntados com os conhecimentos adquirido na pesquisa revela a riqueza de sua filosofia.




ANDRÉ COMTE-ESPONVILLE


Pensador racionalista, humanista e materialista o francês André Comte-Sponville nascido em Paris no anode 1952, ano em que Elizabeth II torna-se rainha da Inglaterra. Foi aluno da École Normale Supérieure , professor de filosofia foi também mestre de conferências na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne) , e em 1998 demitiu-se para se dedicar totalmente a escrever e proferir conferências fora do circulo universitário. André Comte-Sponville é um filósofo que ama a sabedoria. Como escritorfala com gravidade das coisas graves e com simplicidade do simples. Para ele, traçar da filosofia é filosofar verdadeiramente. Como filósofo ama a verdadeira vida e como escritor procura uma beleza que não minta. Sem se iludir Sponville procura sempre ver as coisas como elas são, não sendo otimista e nem pessimista. Aproxima do racionalismo, epistemológico de Karl Popper. Separa os valores (ordemprática) e o conhecimento (ordem teórica) . Os maiores mestres Epicuro (de Samos, filósofo grego dos séculos IV e III a.C.), (Michel) Montaigne (filósofo francês do século XVI) e (Baruch) Spinoza (filósofo holandês do século XVII) segundo André Comte-Sponville.
André Comte-Sponville se diz ateu, mas não nega a educação católica recebida na sua infância e adolescência, e suas obras estão com variasreferências de diversas religiões, foi a partir de 1970 que ele deixa de crer em Deus, por dois motivos a paixão pela política e o conhecimento da filosofia, que com seus argumentos do ateísmo eram mais convincentes do que os da religião . Partidário de uma espiritualidade que pretende ir além das religiões e da crença em Deus, pensamento que ele expõe na obra O Espírito do Ateísmo. Em um de seuslivros mais célebres, O Capitalismo É Moral?, o filósofo discute a relação, ou melhor, a falta de relação entre ética e economia. Montaigne, Espinoza e Epicuro estão entre as maiores influências do filósofo.

Entrevista

Em uma entrevista para a revista Vida Simples, André Comte-Sponville ao ser questionado sobre a pergunta: o que deixa as pessoas felizes? Coloca que nenhum bem material,família, fama, podem trazer a felicidade. Ela é algo mais complexo ao contrário da tristeza, que com a miséria já basta para ser triste, a felicidade vai além de tudo isso, os antigos à chamavam de sabedoria, porém trazendo para o nosso contexto atual podemos dizer: amor a vida.

Obras

Suas obras são várias, O Amor a Solidão 2 Ed. 2006, Bom Dia, Angústia! 1997, Pequeno Tratado das Grandes...
tracking img