BIOGRAFIA SKINNER EM PORTUGU S

2504 palavras 11 páginas
Breve Biografia de B. F. Skinner1
Julie S. Vargas

Infância e Adolescência

B. F. Skinner nasceu em 20 de março de 1904 em Susquehanna, uma pequena cidade à margem da estrada de ferro, nas montanhas da Pensilvânia, logo abaixo de Binghamton, Nova York. Com um irmão mais novo, Skinner cresceu em um ambiente familiar que ele descrevia como “caloroso e estável”. Seu pai era um jovem e promissor advogado e sua mãe, dona-de-casa. Boa parte de sua infância, ele passou construindo coisas – por exemplo, um carrinho com direção que andava de marcha ré (por engano) e uma máquina de moto contínuo (que não funcionava). Outros empreendimentos foram mais bem sucedidos. Ele e um amigo construíram uma cabana na floresta. Para seu trabalho como vendedor ambulante de frutas silvestres, ele criou um sistema de emissão para separar as verdes das maduras. Durante os anos de ensino médio, quando trabalhava em uma loja de sapatos, fez um aparato para espalhar “green dust”2, o que ajudava a vassoura a apanhar a sujeira.

Na época de ensino médio, Skinner teve aulas de inglês com a Srta. Graves, a quem, mais tarde, dedicou seu livro Tecnologia do Ensino. Baseado em um comentário feito por seu pai, Skinner deixou escapar um dia na aula que não fora Shakespeare e, sim, Frances Bacon, quem escrevera Como Queiras. Quando sua professora lhe disse que ele não sabia o que estava dizendo, ele foi até a biblioteca e leu boa parte da obra de Bacon. A defesa que Bacon fazia do método indutivo na ciência, em oposição ao estabelecido pela autoridade vigente, iria ter boa serventia para Skinner mais tarde.

Primeiros Encontros com a Ciência do Comportamento

Depois de freqüentar a escola Hamilton, Skinner decidiu se tornar escritor. Ao voltar para casa, escreveu pouco. Toda sua produção, do período que ele denominou como “ano negro”, consistiu de uma dúzia de curtos artigos de jornal e alguns modelos de veleiros. Em uma escapada de alguns meses para Nova York, estava trabalhando como balconista de uma

Relacionados