Biografia simplificada de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Schlomo Sigismund Freud nasceu em 06/05/1856 Freiberg Tchecoslováquia, hoje Pribor, Morávia Áustria. Filho de Amália e Jacob Freud.
Seu pai era um abastado comerciante de lã e têxteis que em 1859 foi obrigado a deixar a cidade de Freiberg, juntamente com a família, em virtude da introdução e desenvolvimento da indústria têxtil que provocou queda nos rendimentos familiares. Freud tinha na épocatrês anos e a mudança para a cidade de Leipzig foi muito traumática e dolorosa, mas era a esperança de melhores condições de trabalho e de vida. Um ano depois da partida da família Freud, uma nova mudança ocorre porque em Freiberg também não foi possível uma melhoria na situação econômica, mudam-se para Leopoldstrasse, bairro judeu de Viena.
Sua educação foi judaica não tradicionalista sendoaberta à filosofia do iluminismo.
No colégio sempre foi o primeiro da classe e aos 17 anos ingressou na Universidade e se formou em medicina (curso escolhido pelo pai).
Casou-se com Martha Bernays e teve cinco filhos
Estudou inicialmente neuroanatomia no laboratório de fisiologia do Dr. Bruscke. Estudou várias doenças do sistema nervoso e o uso da cocaína como tratamento.
Acompanhou durante trêsanos as conferencias de Franz Brentano (um dos fundadores da psicologia moderna, emancipada da filosofia), muitas delas dedicadas a Aristóteles.
Sua curiosidade visava mais as questões humanas do que as coisas da natureza e tinha como desejo contribuir com alguma coisa voltada para o conhecimento da humanidade, sobre este desejo de Freud a obra “Psicologia dos Estudantes” 1914, relata com maisprofundidade.
Em 1880 publicou a tradução de vários textos de John Stuart Mill (filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX) “Sobre a emancipação da mulher”, “Platão”, “A Questão Operária” e “O Socialismo”.
Em 1883 foi nomeado docente-privado ou mestre conferencista e em 1885 foi recebido como docente de neuropatologia na Universidade de Viena, e em1902, professor honorário.
Em setembro de 1891, Freud mudou-se para um apartamento situado no número 19 da rua Berggasse. Ficou ali até seu exílio em 1938, cercado por seus seis filhos (Mathilde, Mrtin, Oliver, Ernst, Sophie Halberstadt, Anna) e de sua cunhada Minna Bernays.
Como clínico, tratava essencialmente de mulheres da burguesia vienense, qualificadas como “doentes dos nervos” e sofrendode distúrbios histéricos. Abandonando o niilismo terapêutico, tão comum nos meios médicos vienenses da época, procurou, antes de tudo, curar e tratar suas pacientes, aliviando os seus sofrimentos psíquicos. Durante um ano, utilizou os métodos terapêuticos aceitos na época: massagens, hidroterapia, eletroterapia. Mas logo constatou que esses tratamentos não tinham nenhum efeito. Assim começou autilizar a hipnose, inspirando-se nos métodos de sugestão de Hippolyte Bernheim, a quem fez uma visita por ocasião do primeiro congresso internacional de hipnotismo, que se realizou em Paris em 1889.
Especializou-se em doenças nervosas e interesse sobre a histeria e pela hipnoterapia praticada na época por Breuer Charcot (um dos médicos mais respeitados da Áustria).
Freud e Charcot publicaram juntoo livro: Estudos Sobre a Histeria.
Desenvolveu o estudo sobre o sonho e seu trabalho de pesquisa sobre o assunto, “Projeto para uma psicologia científica”, somente foi publicado após sua morte.
Após um trauma, causado com a morte de seu pai, Freud desenvolveu o termo psicanálise – associação livre, trabalho desenvolvido com seu amigo Wilhelm Fliess sobre análise de seus sonhos e fantasias.
Em1902 Freud, com Alfred Adler, Wilhelm Stekel, Max Kahane (1866-1923) e Rudolf Reitler (1865-1917), fundou a Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras, primeiro círculo da história do freudismo. Durante os anos que se seguiram, muitas personalidades do mundo vienense se juntaram ao grupo: Paul Federn, Otto Rank, Fritz Wittels, Isidor Sadger. Foi durante essas reuniões que se elaborou a idéia de...
tracking img