Biografia paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE


Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 na cidade de Recife e faleceu em 2 de maio de 1997 na cidade de São Paulo, foi umeducador e filósofo brasileiro. E é considerado Patrono da Educação Brasileira.
Em uma pesquisa no Altavista encontramos um número maior de textos escritos em outras línguas sobreele, do que em nossa própria língua.
Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latinae na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.
O educador apresentou uma síntese inovadora dasmais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foialiada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos.
Embora suas ideias e práticastenham sido objeto das mais diversas críticas, é inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular.
Publicou várias obras que foram traduzidas e comentadas em váriospaíses.
Suas primeiras experiências educacionais foram realizadas em 1962 em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde 300 trabalhadores rurais se alfabetizaram em 45 dias.Participou do movimento MCP (Movimento de Cultura Popular) do Recife.
Em 13 de abril de 2012, foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da EducaçãoBrasileira.
Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.

-----------------------
1
tracking img