Biografia marcelo rubens paiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Nascido em São Paulo em 1959, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro em 1966, depois que seu pai, o ex-deputado federal socialista Rubens Paiva, foi cassado e exilado pelo Golpe deEstado no Brasil em 1964.
Em 1970, aos onze anos de idade, Marcelo sofreu o primeiro grande trauma de sua vida: o "desaparecimento"' do pai, que, depois de preso, foi torturado e morto na cidade do Riode Janeiro.
Voltou a morar em São Paulo em 1974. Estudou no tradicional Colégio Santa Cruz. Depois, estudou engenharia agrícola na Universidade Estadual de Campinas. E então, aos vinte anos de idade,sofreu o segundo grande trauma: após saltar em um lago, fraturou uma vértebra (a quinta cervical) do pescoço ao chocar a cabeça em uma pedra, ficando tetraplégico. Após tratamento de fisioterapia eterapia ocupacional, voltou a locomover as mãos e os braços, relatando os fatos em seu primeiro livro, Feliz Ano Velho. Publicado em 1982, foi traduzido para muitos idiomas e se converteu no livronacional mais vendido da década de 1980, contando com mais de quarenta edições. O livro virou peça dirigida por Paulo Betti e também filme, dirigido por Roberto Gervitz. Ganhou os prêmios Jabuti e MoinhoSantista.
Formou-se em comunicação pela Universidade de São Paulo e em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas[1].
Em 1986, lançou seu segundo romance: "Blecaute".
Desde 1989,depois que estudou dramaturgia no Centro de Pesquisa Teatral do Serviço Social do Comércio, na cidade de São Paulo, passou a escrever para teatro. Estreou com a peça 525 Linhas, dirigida por RicardoKarman.
Em 1990, lançou o romance "Ua:brari". Em 1992, lançou "As Fêmeas", um ensaio sobre sexualidade[2].
No começo da década de 1990, apresentou o "Fanzine", um programa de entrevistas na TV Cultura[3].Em 1996, lançou o romance "Não És Tu, Brasil", baseado no episódio histórico da Guerrilha do Vale do Ribeira.
Em 1994, lançou o romance "Bala na Agulha".
Em 1998, montou E aí, Comeu?, peça...
tracking img