Biografia John B Watson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa discorremos brevemente sobre a vida e obra de John Broadus Watson (1878-1958). Watson queria construir uma psicologia sem alma ou mente, que fosse livre de conceitos mentalistas e ou de métodos subjetivos, métodos estes que ainda causam certa “discussão sem fim” entre psicanalistas e adeptos do behaviorismo.

De garçom em uma república, tratador de ratos e zeladorencarregado de tirar o pó da escrivaninha de um dos seus mestres, Watson foi o primeiro na história da Universidade de Chicago, em 1903, aos 25 anos de idade, a obter em magna cum lauda o título de Ph.D., e isso ainda em meio às críticas que recebeu, por que o trabalho de doutorado de Helen Bradford Thompson Woolley teria tido maior crédito junto aos seus mestres, gerando um certo ciúmes queperdurou por muitos anos.

O dado termo behavior tem sua tradução para o português como comportamento, e é a partir deste que denominamos esta grande força da psicologia, cujo objeto de estudo é o comportamento, não só do homem mas de quase todos os seres. Esta teoria é hoje entre as mais fortes correntes norte americanas, terra natal do cientista.

BIOGRAFIA

Dêem-me uma dúzia de criançassadias, bem constituídas e a minha própria espécie de mundo para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas ao acaso e treinando-a para se tornar um qualquer especialista que eu venha selecionar - médico, advogado, artista, comerciante, e, sim, até um pedinte e ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça dos seusantepassados. Eu transcendo meus fatos e admito, mas os defensores do contrário vêm fazendo o mesmo por muitos milhares de anos.
Watson, J. B. (1930). Behaviorism.

John Broadus Watson é um nome de grande importância na história da psicologia, sendo considerado tão influente quanto Freud, em relação ao estudo da psicologia nos Estados Unidos. É frequentemente referenciado como o fundador do movimentobehaviorista.

Watson nasceu em 9 de janeiro de 1978, vindo de uma família pobre e rural, em Greenville, Carolina do Sul, sendo o quarto filho entre outros seis. Sua mãe, Emma K. Watson, era de formação Batista e considerada extremamente religiosa. Seu pai, Pickens B. Watson, abandonou sua família em 1891, quando Watson tinha aproximadamente 13 anos de idade. A ausência do pai causou uma reaçãoviolenta em Watson, que se rebelava contra sua mãe e seus professores.

No entanto, Watson ingressou na Universidade Furman em 1894, aos 16 anos de idade e, com o auxílio de seu professor Gordon Moore, tornou-se um membro da fraternidade Kappa Alpha Order, que tem ideais de cavalheirismo e distinção, possibilitando uma rápida ascensão acadêmica devido ao convívio com outros alunos de grandeinfluência social. Conseguiu graduar-se aos 21 anos de idade, apesar de ter obtido as notas mais baixas nas poucas aulas de psicologia que assistiu.

Depois de trabalhar alguns anos como diretor de uma escola primária, ele foi aceito na Universidade de Chicago onde teve grande influência pelos trabalhos de Dewey, Angell, Donaldson e Loeb.
Foi encorajado a fazer seu doutorado em filosofia, porém seviu decepcionado com a pesquisa, modificando seu foco para a área da psicologia e trabalhou com comportamento animal. Sua maior influência foi Jacques Loeb (1859-1924), mas utilizou conhecimentos de Angell e Donaldson em sua pesquisa dissertativa que explicava o comportamento do rato branco, descrevendo a relação entre o crescimento do sistema nervoso e a habilidade de aprendizagem em ratos deidades diferentes. Em 1903 ele consegue seu título Ph.D. e permanece em Chicago até 1908. Ele se casa com uma antiga aluna, Mary Ickes, em 1904, e tem dois filhos, Mary e John. Mais tarde, ele se torna professor associado de psicologia na Universidade Johns Hopkins.

Enquanto leciona na universidade, torna-se diretor do laboratório de psicologia e então muda o foco de sua pesquisa, que até então...
tracking img