Biografia henri wallon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Henri Wallon

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu a 15 de Junho de 1879 em Paris e faleceu nesta mesma cidade francesa a 1 de Dezembro de 1962. Foi filósofo, médico e psicólogo, a suafamília era aristocrática onde os assuntos mais importantes estavam ligados à política, justiça e democracia. O seu pai chamava-se Paul Alexandre Joseph Wallon e era arquitecto e o seu avô exerceucargos na área da política e da história, este filósofo foi um dos primeiros cientistas na área da investigação psicológica e foi caracterizado como um investigador honesto, rígido, simples eperseverante.
Em Paris, Wallon estudou no liceu e na universidade, licenciou-se em letras no ano de 1900, depois formou-se em filosofia na Escola Normal Superior em 1902, e ainda neste mesmo ano, exerceu afunção de professor no liceu de Bar-le-Duc mas durante pouco tempo, visto que estava um pouco descontente com a profissão que desempenhava, daí ter iniciado uma carreira em medicina, terminando estecurso em 1908, tornando-se assistente do professor Nageotte. Com tudo o que aprendeu, elaborou a sua tese de doutoramento intitulada por “A Criança Turbulenta”, defendida em 1925, onde abordou osatrasos e as anomalias do desenvolvimento motor e mental e mais tarde integra-se na área da psicologia da educação. Depois de terminado o curso de medicina, publica uma tese sobre o “Delírio deperseguição” tentando este médico demonstrar que a importância do delírio é secundária, esta tese foi preparada no Hospice de la Salpêtrière.
Em 1914, assiste os feridos nervosos da guerra do exército francês, comesta assistência que prestou conseguiu adquirir conhecimentos relevantes e que tiveram algum impacto nas suas próprias ideias, para assim estudar as perturbações nervosas e psíquicas, sendo que estasperturbações surgiram devido às feridas que havia no cérebro. Wallon correu o risco de ser apanhado pela Gestapo, polícia política da Alemanha, pois estavam durante a 2ª Guerra Mundial e as...
tracking img