Biografia gaspard monge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GASPARD MONGE

Matemático francês, Gaspard Monge nasceu a 10 de maio de 1746, na cidade de Beaune, e faleceu em Paris, a 28 de julho de 1818. Filho de humilde trabalhador, Gaspard foi enviado ao Collège dês Oratoriens, em sua cidade natal. Destacou-se aí, desde cedo, revelando a diversidade de suas aptidões – técnicas e intelectuais – e mostrando sua habilidade como desenhista e inventor.Afirmando que era dotado de “invencível tenacidade” e que possuía “dedos capazes de traduzir com fidelidade geométrica seus pensamentos”, Monge obtinha invariavelmente, o primeiro posto na escola. Seus mestres o consideravam puer aureus [menino de ouro].

Terminando seus estudos de filosofia, física e matemática, em 1762, transferiu-se par Lyon, visando a um aperfeiçoamento em física. Lecionou adisciplina em Lyon, retornando à sua cidade natal em 1764, sem, no entanto, tomar as ordens, como era do desejo dos oratorianos de Beaune. Contando apenas 16 anos, Monge fez um levantamento e um traçado de sua cidade, construindo, ele próprio, os instrumentos necessários para a tarefa. Quando esse trabalho foi examinado pelo coronel Vigneau, comandante da escola militar [École Royal du Génie] deMézières, Monge foi convidado a trabalhar naquele estabelecimento, esperando seus diretores que lê os auxiliasse a traçar planos de defesa bem como a construir obras de arquitetura e a efetuar o corte de pedras. Monge transferiu-se para Mézières e ali passou vinte fecundos anos de sua vida. Durante seus trabalhos na escola militar, para resolver um complicado problema de construção de fortificações,Monge inventou método novo, muito mais simples do que os até então conhecidos – e que viria a ser alicerce da geometria descritiva.

Monge conquistou, de imediato, um cargo docente, encarregando-se de instruir os futuros engenheiros militares, ensinando-lhes o novo método considerado, por 15 anos, ‘segredo militar’, que ninguém estava autorizado a divulgar. O método só foi divulgado ao público em1794 [na Escola Normal Superior, de Paris]. A simplicidade da questão, nas mãos de Monge, provocou segundo se afirma, a reação de Langrange: “Antes de ouvi-lo, não sabia que sabia geometria descritiva”.

Monge assume o cargo de professor de matemática – tendo revelado, pouco antes, possuir sólidos conhecimentos de geometria e de análise. Nessa época inicia correspondência com d’Alembert eCondorcet. Estes haviam sugerido a criação, no Louvre, de um instituto onde se fariam pesquisas em hidráulica. Monge foi chamado a Paris, para dirigir o instituto, mas precisou comprometer-se a continuar seu programa de trabalho em Mézières.

Em 14 de janeiro de 1780, foi eleito adjunto de geometria, na Academia de Ciências, Substituindo Aléxis Théophile Vandermonde [promovido a associado]. Devia, emconseqüência, fixar residência em Paris, aí permanecendo pelo menos cinco meses de cada ano. Dedica-se com afinco à física e à química. Sua atividade lhe vale indicação para o cargo de examinador da marinha. Em face das numerosas atribuições que recebe, deixa, enfim, em 1783, a escola de Mézières. Eleito ministro da Marinha, em 1792, permaneceu no cargo por um ano apenas. Trabalhou,posteriormente, com que se entrega aos afazeres se traduz em homenagens oficiais. Além de tomar parte ativa na relevante na fundação da École Polytechnique, em 1794, tornando-se professor de geometria descritiva de ambos os estabelecimentos.

Em 1796, nomeado membro da comissão encarregada de recolher monumentos de arte e ciências, na Itália, entra em contato com Napoleão Bonaparte, conquistando as boasgraças do chefe militar. Acabou, em função disso, participando da expedição ao Egito, demonstrando bravura no campo de batalha. Aos 10 de agosto de 1798, coube-lhe a presidência da comissão encarregada de criar o Instituto do Egito. Retornou a Paris, depois de muitas peripécias, escapando do cerco da flotilha inglesa e chegando à França em 1799. Aos 14 de dezembro desse ano, por força de sua...
tracking img