Biografia frederico garcia lorca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frederico García Lorca
biografia: 
A vida e obra de García Lorca pelo que foram e são adquiriram uma grandeza mítica com o poeta ainda vivo, dimensão que aumentou com a sua morteprematura e trágica, a Guerra Civil espanhola de 1936-1939, o silenciamento que o poder franquista impôs à sua obra, à sua ida, à sua morte.
Hoje, passados, mais de 60 anos sobre a madrugada deAgosto de 1936 em que o poeta se tornou um dos símbolos da Espanha martirizada, investigada a sua vida e sujeita a notáveis esforços de revisão textual a sua obra, podemos ter do poeta uma imagemdesmistificada, em que ele deixou de ser alguém puramente mágico e o poeta os ciganos, para ser visto como um homem perturbado pelas suas inquietações íntimas e anseios artísticos múltiplos, consciente dosmeios que procurava para a obra que escreveu com febril entusiasmo e domínio total os elementos que empregava, que fizeram dele um dos maiores escritores espanhóis do século XX. A sua obra desvendaalguém com o coração ferido, dominado sempre por agouros e ameaças de morte, para quem o amor raramente é plenitude, sendo um espaço desolado e sombrio.
 
Frederico García Lorca nasceu a5 de Junho de 1898, em Fuente Vaqueros, aldeia próxima de Granada, primogénito de um abastado proprietário de terras e da professora a localidade. A sua infância decorreu num ambiente rural, perto daterra, das fainas agrícolas e das gentes que delas viviam, até que em 1908 foi com a família residir em Granada.
Demonstrando uma grande vocação musical em menino, estudou piano até 1916.Estudou depois Direito na Universidade de Granada até 1923, nunca tendo exercido qualquer actividade relacionada com o curso.
Na primavera de 1919 , García Lorca foi para Madrid e habitou naResidencia de Estudiantes, que tinha como objectivo promover uma cultura laica, em que a ciência e as humanidades se juntavam à literatura e às artes, num projecto de reforma da mentalidade espanhola...
tracking img