Biografia fernando verissimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA


Fernando Verissimo


Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, 26 de setembro de 1936 é um escritor brasileiro, mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão,autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal, é ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos, com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos, é filho do também escritor Érico Verissimo. Nascido e criado em Porto Alegre, Luis Fernando viveu parte de sua infância e adolescência nos Estados Unidos, coma família, em função de compromissos profissionais assumidos por seu pai - professor na Universidade de Berkeley 1943-1945 e diretor cultural da União Pan-americana em Washington 1953-1956. Como consequência disso, cursou parte do primário em San Francisco e Los Angeles, e concluiu o secundário na Roosevelt High School, de Washington. Aos 14 anos produziu, com a irmã Clarissa e um primo, umjornal periódico com notícias da família, que era pendurado no banheiro de casa e se chamava "O Patentino" (patente como é conhecida a privada no Rio Grande do Sul).
No período em que viveu em Washington, Verissimo desenvolveu sua paixão pelo jazz, tendo começado a estudar saxofone e, em frequentes viagens a Nova York, assistido a espetáculos dos maiores músicos da época, inclusive CharlieParker e Dizzy Gillespie. De volta a Porto Alegre em 1956, começou a trabalhar no departamento de arte da Editora Globo. A partir de 1960, fez parte do grupo musical Renato e seu Sexteto, que se apresentava profissionalmente em bailes na capital gaúcha, e que era conhecido como "o maior sexteto do mundo", porque tinha 9 integrantes. Entre 1962 e 1966, viveu no Rio de Janeiro, onde trabalhou comotradutor e redator publicitário, e onde conheceu e casou-se 1963 com a carioca Lúcia Helena Massa, sua companheira até hoje e mãe de seus três filhos Fernanda, 1964, Mariana, 1967 e Pedro, 1970.
Em 1967, de novo em sua cidade natal, começou a trabalhar no jornal Zero Hora, a princípio como revisor de textos copy desk. Em 1969, depois de cobrir as férias do colunista Sérgio Jockymann e podermostrar a qualidade e agilidade de seu texto, passou a assinar sua própria coluna diária no jornal, suas primeiras colunas foram sobre futebol, abordando a fundação do Estádio Beira-Rio e os jogos do Internacional, seu clube do coração. No mesmo ano, tornou-se redator da agência de publicidade MPM Propaganda. Em 1970 transferiu-se para o jornal Folha da Manhã, onde manteve sua coluna diária até 1975,escrevendo sobre esporte, cinema, literatura, música, gastronomia, política e comportamento, sempre com ironia e ideias pessoais, além de pequenos contos de humor que ilustram seus pontos de vista.
Em 1971 criou, com um grupo de amigos da imprensa e da publicidade porto-alegrense, o semanário alternativo O Pato Macho, com textos de humor, cartuns, crônicas e entrevistas, e que vai circulardurante todo o ano na cidade. Em 1981, o livro "O Analista de Bagé", lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, esgotou sua primeira edição em dois dias, tornando-se fenômeno de vendas em todo o país. O personagem, criado mas não aproveitado para um programa humorístico de televisão com Jô Soares, é um psicanalista de formação freudiana ortodoxa, mas com o sotaque, o linguajar e os costumes típicosda fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. A contradição entre a sofisticação da psicanálise e a "grossura" caricatural do gaúcho da fronteira gerou situações engraçadíssimas, que Verissimo soube explorar com talento em dois livros de contos, um de quadrinhos com desenhos de Edgar Vasques e uma antologia.
Em 1982 passou a publicar uma página semanal de humor na...
tracking img