Biografia Fernando Pessia

1879 palavras 8 páginas
ESCOLA PROFISSIONAL MAGESTIL

Ana Jael Custódio Maurício

Biografia e Crítica a Fernando Pessoa

LISBOA
2013

“Se depois de eu morrer quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples,
Tem só duas datas, A da minha nascença
E a da minha morte,
Entre uma e outra,
Todos os dias são meus”.

Fernando António Nogueira Pessoa, nasceu no dia 13 de Junho de 1888, dia de Santo António, pelas 15 horas e 20 minutos, onde viviam seus pais, no 4º andar, em frente ao teatro de São Carlos. Por ironia, recebe o nome do seu santo, António, o Santo Padroeiro da cidade. Sua mãe, Maria Madalena Pinheiro Nogueira, açoriana da Ilha Terceira, dominava a língua inglesa e francesa, tocava piano e ensinou muito cedo seu filho a ler. Seu pai, Joaquim Araújo Seabra Pessoa escrevia crítica musical no diário de notícias. Quando ele tinha apenas 5 anos, o seu pai morreu de tuberculose e seis meses depois, morre seu irmão Jorge com apenas um ano. A sua mãe vê – se obrigada a vender parte do património e a mudar – se com a família para um local mais pequeno. Foram viver com a sua avó Dionísia que sofria distúrbios mentais, ele tinha medo de adquirir a loucura da avó.
Pessoa, tinha a necessidade e a capacidade de criar personagens, e com apenas seis anos faz nascer a primeira de todas elas “Chavalie de pas”, isto é, Cavaleiro de coisa nenhuma.
Passado um ano da morte de seu pai, Maria Madalena, sua mãe enamora – se de João Miguel Rosa, cônsul de Portugal, em Durban, que meses depois teve de ir para Moçambique. Fernando Pessoa, em 1895, com apenas sete anos escreve o primeiro poema a sua mãe comparando o amor que sentia por ela ao amor à Pátria.
À minha querida mamã
Eis – me aqui em Portugal,
Nas terras onde nasci,
Por muito que goste delas,
Ainda gosto mais de ti.

Em 1896, ele, sua mãe, o padrasto e cinco irmãos, do qual sobreviveram três, partem para Durban. Embora, ele tivesse um ambiente feliz com seus irmãos,

Relacionados