biografia felix guisard

697 palavras 3 páginas
Jornalista lança biografia de Felix Guisard
Um mineiro de descendência francesa e origem pobre, um tecelão, um empresário, um mestre, um aprendiz, um visionário, um líder, um capitalista... Felix Guisard, o principal fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI), pode ser descrito de muitas e diferentes maneiras.
Ele foi um dos mais importantes empresários do setor têxtil brasileiro no início do século XX e, em Taubaté, foi responsável por uma verdadeira transformação da economia, da política e da sociedade local.
A história de sucesso do empresário está reunida agora no livro Felix Guisard: a trajetória de um pioneiro, escrito pela jornalista Cláudia Martins e publicado pela Editora Cabral. Com uma história de vida incrível, marcada por inúmeros desafios e pela realização de sonhos impossíveis, Felix Guisard não tinha, até hoje, sua trajetória publicada na íntegra. "Foi como montar um grande quebra-cabeça", comenta a autora.
Nascido em 1861, primeiro filho de um casal de imigrantes franceses, Guisard passou por momentos difíceis durante a infância e a adolescência. Aos 17 anos, com a morte do pai dias antes do retorno da família à Europa, Guisard se viu obrigado a assumir o comando de 13 pessoas, entre irmãos, tios, avós e a mãe, Amélie. A única alternativa foi aceitar a proposta de trabalho em uma fábrica de tecidos na Baixada Fluminense.
O jovem Guisard aproveitou essa única oportunidade para crescer. Dedicou-se nas horas vagas ao aprendizado em cada máquina da produção. O esforço rendeu a ele uma promoção e um ano depois já ocupava o cargo de gerente da fábrica. "Eu vejo o Guisard como um exemplo, alguém que não esperou as oportunidades caírem do céu, mas correu atrás dos objetivos. Ele nunca havia trabalhado, nem imaginava trabalhar em fábrica têxtil, mas aproveitou aquela única chance e se dedicou ao máximo, o resultado desse esforço, combinado com outras oportunidades, foi o sucesso dele", destaca.
Depois de alguns anos de trabalho na fábrica

Relacionados

  • MANUAL
    6987 palavras | 28 páginas
  • Trabalhos academicos
    10814 palavras | 44 páginas
  • A Camara Colocar 10 Abril Bis 2015
    83793 palavras | 336 páginas