Biografia Dr. Antonio Chrysippo de Aguiar

Páginas: 7 (1715 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2015
Antônio Chrysippo de Aguiar.
Antônio Chrysippo de Aguiar nasceu em Teresina, em 4 de setembro de 1896. Formou-se na tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, em 1919, com a tese: Dos Iódicos.
Antes de se fixar em Salvador, clinicou no interior. Numa daquelas cidades na Chapada Diamantina, certa noite foi acordado por dois caboclos. Alguém estava precisando de um médico. O paciente eraLampião, Rei do Cangaço. Tratamento exitoso.
Em 1935, concorreu à livre docência da cadeira de Dermatologia, com tese sobre iodetos, aprovado com distinção.
Disputou o cargo de deputado estadual, na Bahia, sem êxito.
Foi secretário de Saúde da Bahia em duas administrações.
Especializou-se em endemias rurais pelo Instituto Oswaldo Cruz (Manguinhos - Rio). tornou-se sanitarista de renome nacional.
Foisecretário da Fazenda do Piauí no governo do cunhado João de Deus Pires Leal (tio Joca Pires), de 1928 até o golpe de 1930, quando houve a deposição do governador.
Em 1937 fundou, em parceria com Antônio Lemos, o jornal político A Democracia, que defendia a candidatura do paulista Armando de Sales Oliveira Sales Oliveira, que deixou o governo de São Paulo para ser candidato ao cargo de presidenteda República nas eleições marcadas para janeiro de 1938, eleições estas que não ocorreram porque Getúlio Vargas deu um golpe de estado que implantou no Brasil o Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. O Estado Novo tinha por modelo os regimes totalitários então em voga na Itália, Alemanha, Espanha, dentre outros países.
Por volta de outubro de 1957 foi criado no Piauí o Partido Republicano. Em 2de fevereiro de 1958, o líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa, deputado José Severiano da Costa Andrade declarava que ele e o partido estavam prontos para a apreciação dos vinte vetos opostos pelo governador Jacob Almendra votados no final da sessão passada e comentava a consolidação do partido no interior do Estado.
Na noite do dia 22 de janeiro de 1958, houve a instalaçãosolene do Diretório Regional do Partido Republicano, no Theatro 4 de Setembro, em solenidade presidida pelo ministro Pereira Lira, com a presença do titular da pasta da Educação e Cultura Dr Clovis Salgado e de representantes de todas as agremiações partidárias. Vários oradores usaram da palavra, destacando-se dentre eles o ministro Pereira Lira, o senador José de Mendonça Clark e o deputado estadualJosé Severiano da Costa Andrade. A direção ficou assim constituída:
Presidente: senador José de Mendonça Clark
1 vice-presidente: Mirócles Veras
2 vice-presidente: Monsenhor Roberto Alves
Secretário geral: deputado José Severiano da Costa Andrade
1 secretário: deputado Gonçalo de Castro Lima
2 secretário: Luiz Gonzaga de Carvalho
1 tesoureiro: deputado Wenceslau de Sampaio
2 tesoureiro:Pedro Mariano da Costa
Membros: Dr. Antônio Cavalcanti Vieira da Cunha, prefeito José Ivo dos Santos e Gabriel Campelo Soares, além de João da Rocha Marinho, general Adelmar Rocha, B. Alves da Luz e João Emílio Falcão Costa.
Em fevereiro de 1958, o Dr. Antônio Chrysippo de Aguiar, membro da UDN, chegou de Salvador, com especulação de que ele não iria tomar parte na coligação da UDN - PTB. Ficariacom a ala dissidente da UDN, a que lembrava o seu irmão Eurípides de Aguiar, e no momento chefiada pelo general Adelmar Rocha. O Dr. Antônio Chrysippo de Aguiar não marcharia com a coligação aludida porque era inimigo figadal de Dr. Matias Olímpio de Melo, a quem combatia desde há muito.
No dia 15 de fevereiro, o Sr. Antônio Chrysippo de Aguiar retornou a Salvador, depois de tratar de assuntosparticulares e relacionados aos desmanches em torno do caso sucessório piauiense. Declarou, antes de embarcar, que estaria de volta em abril e ficaria até o pleito de 3 de outubro.
Em março, houve a formação do Diretório Municipal de Teresina, ficando a diretoria do Partido Republicano assim formada:
Presidente: deputado José Severiano da Costa Andrade
1 vice-presidente: Álvaro Monteiro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia amador aguiar
  • Biografia de wanda aguiar horta
  • Dr Antonio Linkoln
  • Palestra do escritor Luiz Antonio Aguiar
  • Livro "Os internautas" de Luiz Antônio Aguiar
  • Biografia de antonio carlos gomes
  • Biografia Antonio Candido
  • Biografia de António Mota

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!