Biografia Dr. Antonio Chrysippo de Aguiar

1715 palavras 7 páginas
Antônio Chrysippo de Aguiar.
Antônio Chrysippo de Aguiar nasceu em Teresina, em 4 de setembro de 1896. Formou-se na tradicional Faculdade de Medicina da Bahia, em 1919, com a tese: Dos Iódicos.
Antes de se fixar em Salvador, clinicou no interior. Numa daquelas cidades na Chapada Diamantina, certa noite foi acordado por dois caboclos. Alguém estava precisando de um médico. O paciente era Lampião, Rei do Cangaço. Tratamento exitoso.
Em 1935, concorreu à livre docência da cadeira de Dermatologia, com tese sobre iodetos, aprovado com distinção.
Disputou o cargo de deputado estadual, na Bahia, sem êxito.
Foi secretário de Saúde da Bahia em duas administrações.
Especializou-se em endemias rurais pelo Instituto Oswaldo Cruz (Manguinhos - Rio). tornou-se sanitarista de renome nacional.
Foi secretário da Fazenda do Piauí no governo do cunhado João de Deus Pires Leal (tio Joca Pires), de 1928 até o golpe de 1930, quando houve a deposição do governador.
Em 1937 fundou, em parceria com Antônio Lemos, o jornal político A Democracia, que defendia a candidatura do paulista Armando de Sales Oliveira Sales Oliveira, que deixou o governo de São Paulo para ser candidato ao cargo de presidente da República nas eleições marcadas para janeiro de 1938, eleições estas que não ocorreram porque Getúlio Vargas deu um golpe de estado que implantou no Brasil o Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. O Estado Novo tinha por modelo os regimes totalitários então em voga na Itália, Alemanha, Espanha, dentre outros países.
Por volta de outubro de 1957 foi criado no Piauí o Partido Republicano. Em 2 de fevereiro de 1958, o líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa, deputado José Severiano da Costa Andrade declarava que ele e o partido estavam prontos para a apreciação dos vinte vetos opostos pelo governador Jacob Almendra votados no final da sessão passada e comentava a consolidação do partido no interior do Estado.
Na noite do dia 22 de janeiro de 1958, houve a instalação

Relacionados

  • História e memória de antonio coelho rodrigues: sua contribuição para a formação do estado nacional brasileiro.
    3172 palavras | 13 páginas