Biografia de d. joão i

Páginas: 2 (449 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
D. João I
Primeiro rei de Portugal (1385-1433) da dinastia de Avis. Era filho bastardo de D. Pedro e da dama galega Teresa Lourenço, tendo sido criado pelo comendador - mor da Ordem de Avis desde os6 anos. Como freire professo fizera voto de castidade, mas teve um filho bastardo de Inês Pires, chamado D. Afonso, o futuro duque de Bragança e conde de Barcelos, e D. Brites, futura condessa deArundel. Por intrigas de corte, o mestre de Avis foi preso no Castelo de Évora em 1382. Sob a ameaça de ser executado, o mestre apelou então ao auxílio de nobres ingleses, que parece terem exercido a suainfluência junto de D. Fernando para a sua libertação.
Em 1383 (22 de Outubro) morre D. Fernando, D. João vem a Lisboa participar nas exéquias do rei e é nomeado fronteiro para o Alentejo. O mestrede Avis finge que parte para o Alentejo, regressa a Lisboa, volta ao Paço e mata o Andeiro (6-12-1383). É depois toda a evolução da revolta e da guerra civil. Convencem-no a ficar e a aceitar o títulode regedor e defensor do Reino. De Maio A Setembro (1384) fica encerrado em Lisboa, pelo cerco do rei de Castela. Levantado, o cerco, continua a guerra, sempre favorável ao mestre, até à decisão dasCortes de Coimbra (6-4-1385). Rei de Portugal; mas rei de Portugal talvez menos por mérito seu.
Em Novembro de 1386 encontra-se com o duque de Lencastre no Minho: do acordo entre os dois resulta ocasamento com Filipa de Lencastre. D. João I vê pela primeira vez a noiva no Porto, em Dezembro desse ano. Casa solenemente na mesma cidade, em Fevereiro de 1387. Ano e meio mais tarde nasce o primeirofilho, a infanta D. Branca, que não chega a viver um ano. Seguem-se o herdeiro da coroa, Afonso (1390), falecido com uns 10 anos, e depois, em sucessão rápida, todos os príncipes da “Ínclita Geração”:D. Duarte, D. Pedro, D. Henrique, D. Isabel, D. Fernando. A Guerra com Castela prolonga-se até 1411.
De quando em quando vai reunindo cortes, mas cada vez com menos frequência. A partir de 1412,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • D. João I
  • D. João I no Conto A Abóboda
  • BIOGRAFIA D
  • Biografia de joão guimaraes rosa
  • I E D I
  • Ida d joão para o brasil
  • Biografia de João candido
  • resumo d joao v

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!