Biografia de Walcir Carrasco

1628 palavras 7 páginas
Walcyr Rodrigues Carrasco (Bernardino de Campos, 2 de dezembro de 1951) é um escritor, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiro.2

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Começo
1.2 Ida para a Globo
1.3 Horário Nobre
1.4 Vida Pessoal
2 Trabalhos
2.1 Televisão
2.2 Minisséries
2.3 Séries e seriados
2.4 Teatro
2.5 Livros
3 Prêmios
4 Bibliografia
5 Referências
6 Ligações externas
Biografia[editar | editar código-fonte]
A estréia como autor se deu no teatro, com peças como Batom (que consagrou a atriz Ana Paula Arósio) e Êxtase. Walcyr também é autor de livros infantis, como Vida de droga e O Menino Narigudo, usados como livros paradidáticos nas escolas brasileiras.

Começo[editar | editar código-fonte]
A primeira telenovela escrita por Walcyr Carrasco foi Cortina de vidro, (SBT, 1989). Em 1991, escreveu as minisséries O Guarani, baseada no romance homônimo de José de Alencar, e Filhos do sol, ambas para a extinta TV Manchete (atualmente RedeTV!) Na TV Manchete, também escreveu o sucesso Xica da Silva - telenovela brasileira. (1996), que o consagrou nacionalmente. Na autoria da novela, que ganhou uma reprise em 2005 pelo SBT, escreveu sob o pseudônimo de Adamo Angel. Voltou ao SBT em 1998 e escreveu a novela Fascinação.

Ida para a Globo[editar | editar código-fonte]
Inspirada na peça de William Shakespeare, A Megera Domada, O Cravo e a Rosa foi a primeira novela de Carrasco na TV Globo. A trama protagonizada por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis foi um sucesso de audiência na faixa das seis e marcou mais uma vez a parceria do autor com o diretor Walter Avancini, com quem trabalhou também em A Padroeira (2001).

Em Chocolate com Pimenta, Walcyr repetiu a fórmula de sucesso de suas novelas de época. Ambientada na década de 1920, a trama se tornou um grande sucesso de audiência da faixa das seis. O pico de incríveis 41 pontos foi atingido no capítulo em que Bernadete, o personagem de Kayky Brito que foi criado como menina, revelou sua real

Relacionados

  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas