Biografia de vinicius de moraes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Vinicius de Moraes:
Vinícius de Moraes (1913-1980) foi um poeta, diplomata, compositor musical, dramaturgo e jornalista. Compôs músicas em parceria com Baden Powell, Toquinho e ChicoBuarque e Tom Jobim. Com este último, criou canções conhecidas como Garota de Ipanema e Eu Sei que Vou te Amar. Como poeta, escreveu um dos poemas mais lidos e comentados, o Soneto da Fidelidade.Vinícius nasceu em 1913, no Rio de Janeiro. Filho de funcionário público e poeta, sua mãe era pianista. Desde cedo, já mostrava interesse por poesia. Ingressou no colégio Santo Inácio, um colégio jesuíta.Lá, entrou para o coral da igreja, onde desenvolveu suas habilidades musicais. Em 1929, entrou para o curso de Direito da Faculdade de Direito do Catete, onde se graduou em 1933.
Entrou para a carreirado jornalismo em 1941, depois de estudar inglês e literatura na Universidade de Oxford. No Jornal Manhã, trabalhou como crítico de cinema. Foi aprovado no concurso para Diplomata em 1943. Assumiu oposto de vice-cônsul em Los Angeles no ano de 1946, atuando também em Roma e Paris. Foi aposentado compulsoriamente em 1968, devido à sua vida boêmia.
Sua carreira artística é eclética, pois atuou emvários segmentos artísticos. Teve grande sucesso na peça escrita Orfeu da Conceição, em 1956. Nos anos 50, conheceu o compositor Tom Jobim. Depois, o poeta firmaria parcerias musicais com Toquinho,Baden Powell, Francis Hime e Carlos Lyra.
Vinícius de Moraes é considerado um dos maiores poetas do Brasil. Ficou mais conhecido com os livros Elegias (1943), Poemas, Sonetos e Baladas (1946) eAntologia Poética (1954). Um de seus poemas intitulado Rosa de Hiroshima, foi musicado, muito tempo depois pela banda de Rock Secos & Molhados, nos anos 70.
Na música, foi produtiva a parceria com ocantor e compositor Tom Jobim, que resultou em canções como Insensatez, eu sei que vou te amar, Garota de Ipanema, esta última inspirou um filme brasileiro de mesmo nome.
Ainda nos anos 50, Vinícius...
tracking img