Biografia de vigosky

338 palavras 2 páginas
Biografia
Lev Semenovich Vygotsky
Lev Semenovich Vygotsky nasceu no dia 17 de novembro de 1896 (no mesmo ano em que nasceu o renomado Psicólogo e filosofo Jean Piaget), em uma pequena cidade chamada Orsah na Bielo-Rússia, região que foi dominada pela Rússia até 1991. Seus pais eram de uma família judaica culta e com uma boa condição financeira, o que favoreceu Vygotsky a ter uma boa educação desde criança. Até os 15 anos foi educado em casa por tutores. Um pouco mais tarde vivendo em Gomel, fez seus estudos iniciais onde se destacou como aluno vibrante e interessado.
Com 18 anos se matriculou no curso de medicina, porém, logo mudou de idéia e cursou direito. Depois de um tempo ele cursou Filosofia em uma universidade não oficial em Moscou. Foi aí que começou a participar de intensas discussões em torno de tendências inovadoras nas ciências, humanidades e artes. De fato sempre manifestou interesse pela arte, história e filosofia.
Em 1917 depois de graduado pelas 2 universidades voltou para Gomel, e foi professor de literatura, russo, estética, história da arte, psicologia, envolvendo-se também com a formação de professores, e a educação de crianças deficientes. Foi nesta época que inicio a escrever sobre psicologia.

Vygotsky surgiu oficialmente no cenário da Psicologia a partir da apresentação do seu trabalho "O método de investigação reflexológica e psicológica", em 6 de Janeiro de 1924 no II Congresso Pan Russo de Psiconeurologia. E logo foi convidado pelo diretor do instituto de psicologia de Moscou, para se integrar na equipe de pesquisadores. Lá permaneceu trabalhando 10 anos de sua vida, onde conseguiu obter um grande exido profissional. Neste mesmo ano, casou com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas.

Destacava-se dos outros por seu magnetismo, liderança, erudição, e principalmente por sua cultura interdisciplinar; tendo escrito mais de 50 livros entre os anos de 1929 e 1934.

Lev Vigotsky faleceu aos 38 anos em 11 de junho de 1934 vitima de

Relacionados