biografia de Süskid, Patrick

737 palavras 3 páginas
"Süskid, Patrick, estudou História Moderna e Medieval na Universidade de Munique e, em Aix-em-Provence, na França. Publicou primeiramente alguns contos, entre eles: “Uma Batalha” – incluído em uma antologia, A Pomba, em 1979. Mas foi “O Perfume”, lançado em 1985, seu primeiro livro de sucesso, seguido por “ A História do SR. Sommer” de 1991 e, em 1995, “Três Histórias”. Outro trabalho que lhe deu fama foi o monólogo dramático “O Contrabaixo”.
Muito pouco se sabe sobre a vida de Süskind, que é considerado uma das pessoas mais retraídas do cenário literário alemão. Süskind evita até mesmo noites de autógrafos e não é muito simpático à ideia de transformar seus livros em filmes,com medo de que sejam plagiados ou falsificados. Apesar disso, “o Perfume” foi transformado em filme por Tom Tykwer, tendo estreado em 14 de setembro de 2006.
Além de escritor, Patrick é também roteirista de televisão. Escreveu alguns roteiros para a TV alemã, como o seriado Der ganz normale Wahnsinn. Ao lado de Helmut Fischer escreveu o roteiro de Rossini, uma história que se passa no submundo de Munique. “O Perfume” foi publicado inicialmente em capítulos, no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, revivendo a tradição dos folhetins. "

"Patrick Suskind neste livro, descreve-nos uma estranha história, passada no século XVIII, século em que nasceu e faleceu a personagem principal do livro, Jean Baptiste. Baptiste nascera no meio dos mais nauseabundos fedores, numa banca de peixe. Nesta época, era de notar a falta de higiene e de saneamento. Iria ser morto pela própria mãe, não fosse o facto de ter libertado um grito bastante profundo, mal nascera. Logo que recolheram a criança, Jean foi entregue a uma senhora que cuidava de crianças, mas que era bastante má e cruel. Desde cedo, as crianças e a mulher, notaram que Jean era um bebé bastante especial. Era sem dúvida dotado de uma enorme sensibilidade ao cheiro.
À medida que Jean é descrito, apercebemo-nos que é uma pessoa totalmente

Relacionados