Biografia de stanley morison

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Stanley Morison (1889-1967)
O «inventor» da Times New Roman foi a figura-chave do amplo movimento reformista que cunhou a tipografia britânica naprimeira metade do século xx.
Stanley Morison foi um tipógrafo, historiador da imprensa e designer gráfico inglês. Foi responsável pelo redesign do jornal The Times of London em 1932 e pela criação dafonte Times New Roman.
Quando a Times New Roman foi usada pela primeira vez para compôr o jornal THE TIMES, esse dia 3 de Outubro de 1932 marcou o culminar de um complicado processo de implementaçãode uma nova família de fontes.
Na supervisão desta tarefa, que durou quase quatro anos, esteve o jovem Stanley Morison. A fonte Times New Romanficaria para sempre associada ao seu nome.
Os anos deaprendizagem
Stanley Ignatius Arthur Morisonnasceu em Wanstead, Essex. O seu grande salto profissional deu-se já em 1913, quando começou a trabalhar como assistente editorial para Gerard Mynell,editor da revistaImprint.
Depois da Imprint, entrou na editora católica Burns and Oates, onde trabalhou numa grande variedade de livros religiosos. Foi nessa época que Morison conheceuEric Gill que, comoele próprio, se tinha recentemente convertido ao catolicismo.
Em 1914, Morison, que era objector de consciência, negou-se a ingressar no exército e passou a Guerra Mundial na prisão. Em 1918 obteveum posto de supervisor na Pelican Press, editora empenhada em produzir livros de bolso económicos

The Fleuron
Em 1921 associou-se à oficina da Cloister Press e foi um dos fundadores daFleuronSociety, assim como colaborador da revista de tipografia desta sociedade,The Fleuron («a journal of printing history and design»).
Os volumes 1–4 da revista foram editados por Oliver Simon e impressos naCurwen Press; os volumes 5, 6 e 7 foram editados por Morison e imimpressos naCambridge University Press.
Na Fleuron publicou o seu famoso ensaio sobre os Princípios Fundamentais da Tipografia. A...
tracking img