Biografia de ruy de carvalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Ruy de Carvalho

Ruy Alberto Rebelo Pires de Carvalho, nasceu a 1 de Março de 1927 em Lisboa, no seio de uma família de classe média que nunca o impediu de seguir o seu verdadeirosonho.
Inicia-se no teatro, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça “O Jogo para o Natal de Cristo”, com encenação de Ribeirinho. De 1945 a 1950, frequentou o ConservatórioNacional, cujo Curso de Teatro/ Formação de Actores terminou em 1959, com 18 valores.
Estreou-se profissionalmente, em 1947, no Teatro Nacional (Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro), na comédia “Rapazesde Hoje”, de Roger Ferdinand. Em 1950 ficou conhecido pela sua interpretação de Eric Birling em “Está lá Fora um Inspector”, de Priestley (1951), estreado no Teatro Avenida. Nesse mesmo ano ingressouno Teatro do Povo (mais tarde Teatro Nacional Popular), onde faria todas as temporadas de Verão, sob a direcção de Ribeirinho, até 1958. Importante actor da sua geração, fundou, em 1961, o TeatroModerno de Lisboa, grupo teatral que passou a integrar, participando em todas as suas peças. Em 1963 foi para o Porto, assumindo a direcção artística do Teatro Experimental do Porto (TEP), onde realizoua sua única experiência como encenador, em “Terra Firme”, de Miguel Torga.
Fez ainda parte de outras companhias, como a companhia Laura Alves, a companhia Rafael de Oliveira e a companhia sediada noTeatro Maria Matos, com as quais efectuou numerosas digressões, ao Brasil e a África.
Em 1977, esteve no relançamento do Teatro Nacional D. Maria II, a cuja companhia pertenceu até à sua extinção.Trabalhou com Filipe La Féria em espectáculos como “Passa Por Mim no Rossio” (1992), “Maldita Cocaína” (1994) ou “A Casa do Lago”, de Ernest Thompson (2002).
Interpretou outros autores como Molière,Tennessee Williams, Bernard Shaw, Anton Tchekov, D. Francisco Manuel de Melo, Eça de Queirós, Luís de Sttau Monteiro, Luiz Francisco Rebello, entre outros. Cumprindo um velho sonho, protagonizou em...
tracking img