Biografia de raul solnado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1.Introdução
2.Biografia
5.Conclusão
6.Anexos
9.Bibliografia

Introdução

Raul Solnado (1929-2009), o tão conhecido actor das mil faces, com gargalhadas e um humor ímpar, foi um marco mítico do espectáculo em Portugal. Pelo que neste trabalho vou fazer a sua biografia, assim como poderia fazer de muitos outros actores humorísticos que marcaram este país, como por exemplo ohumorísta António Feio.

Biografia

Nascido em Lisboa a 19 de Outubro de 1929, Raul Augusto Almeida Solnado foi incontestávelmente um dos maiores símbolos do humor nacional, tendo participado em inúmeros projectos do género que o consagraram como uma das personalidades mais amadas e respeitadas pelo público português. Este foi casado com a actriz Joselita Alvarenga e com Leonor Xavier, é paide Alexandra Solnado e avô da também actriz Joana Solnado.
Raul Solnado abandonou os estudos e começou a fazer teatro aos 18 anos de idade (1947), na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, tendo conseguido atingir a profissionalização em 1952. Um ano mais tarde estreou-se como profissional no teatro de revista em “Viva o Luxo”, apresentado no Teatro Monumental, por iniciativa de VascoMorgado, que reconheceu o seu talento de comediante. Nesse mesmo ano, também participou na peça “Ela não gostava do patrão”.
Em 1956 participou na peça “Três Rapazes e uma Rapariga”, no Teatro Avenda, participou ainda nos filmes “O Noivo das Caldas” e “Perdeu um Marido”. Em 1958 estreou-se finalmente no cinema através dos filmes “Sangue Toureiro” e “O Tarzan do Quinto Esquerdo”. Deslocou-se pelaprimeira vez, nesse mesmo ano, ao Brasil, mas a experiência não correu bem. Em 1960 tornou-se primeiro actor na peça “A tia de Charley”, apresentada no Teatro Monumental. Participou no filme “As Pupilas do Senhor Reitor”.
Foi através do sucesso do sketch humorístico “A Guerra de 1908”, do espanhol Miguel Gila, adaptado para português por Solnado, interpretado na revista “Bate o pé”, no TeatroMaria Vitória em Outubro de 1961, que Raul Solnado conquistou a simpatia e admiração do público português que se rendeu aos seus dotes humorísticos. Nesse mesmo ano entrou também no filme “Sexta-feira, 13”. A admiração generalizada do público foi comprovada pelos recordes de vendas alcançadas pelo disco que reunia “A Guerra de 1908” e “A História da Minha Vida”, editado em Abril de 1962. Nesse anoentrou em “Lisboa à Noite”, em cena no Teatro Variedades, onde interpretou os sketchs “É do Inimigo” e “Concerto do Inimigo”, foi ainda protagonista do filme neo-realista (corrente artística e literária, de meados do século XX, muito marcada por ideologias políticas de esquerda, que procurou descrever e representar a realidade social das classes trabalhadoras) “Dom Roberto”, de José Ernesto deSousa. Raul Solnado conquistou ainda nesse ano o Prémio de Imprensa para Melhor Actor de Cinema, o primeiro grande galardão da carreira do humorista.

Após 1963, faz tele-teatro no Brasil e na RTP, em que a peça “Vamos Contar Mentiras” foi o grande espectáculo do ano. Tornou-se em 1964 fundador e empresário do Teatro Villaret, em que a estreia foi em 1965 com “O Impostor-Geral”, em que foi oprotagonista. Nesse ano recebeu o Prémio de Imprensa para Melhor Actor de Teatro de Revista.
Em Maio de 1966 foi lançado o episódio “Chamada para Washington”. Passados dois anos, em Dezembro de 1968, foi lançado o episódio “Cabeleireiro de Senhoras”. Passado um mês, portanto em Janeiro de 1969 foi editada a compilação “O Irresistível Raul Solnado” que incluía alguns dos principais êxitos editadosanteriormente (História do meu suicídio, chamada para Washington, o bombeiro voluntário, a Guerra de 1908, o cabeleireiro de Senhoras, história da minha vida).
No dia 24 de Maio de 1969 foi gravado o primeiro programa do “Zip-Zip”, no Teatro Villaret, em que Raul Solnado se juntou a Fialho Gouveia e Carlos Cruz, este foi um divertido programa de televisão que se tornou rapidamente num dos...
tracking img