Biografia de pitirim sorokin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema o filósofo, sociólogo e historiador Pitirim Alexandrovitch Sorokin. Este trabalho abordará a vida de Sorokin, suas obras, suas teorias, seus pensamentos, contribuições para a sociologia, seu principal livro que é o Social and Cultural Dynamics, suas contribuições para a sociologia e as mudanças que suas teorias causaram.

1. BIOGRAFIA

PitirimSorokin nasceu em Turya na Rússia em 21 de janeiro de 1889, e viveu até os 11 anos com o povo Komi, um grupo fino-húngaro do norte da Rússia. Seu pai era russo, um ferreiro itinerante. Sua mãe, cuja morreu quando Sorokin tinha três anos, era filha de camponeses Komi.
O pai de Sorokin era alcoólatra, quando estava sóbrio era uma boa pessoa, mas quando estava alcoolizado se tornava agressivo eviolento. Um dia o pai de Sorokin bateu nele e em seu irmão mais velho, forçando os dois a fugir de casa. Depois que se separaram de seu pai eles andaram de vilarejo em vilarejo até chegarem em Yarensk, onde conseguiram trabalho. Depois de um tempo em Yarensk voltaram Sorokin e seu irmão para a região Komi.
Viveu com seus tios, já com 14 anos, até ir para a Escola de Professores de Khrenovo, lá ondeteve contato com vários intelectuais, não sendo “infectado” pelas idéias Marxistas, criou um grupo Social-Revolucionário, e começou a espalhar suas idéias para estudantes, trabalhadores e camponeses.
Em 1906, durante uma reunião com um grupo de camponeses, ele e seu parceiro-revolucionário foram presos. Durante os cinco meses que ficou preso, ele teve contato com vários revolucionários, onde tiveramvárias discussões sobre problemas filosóficos, sociais e político-econômicos. Na prisão ele também conheceu e conversou com ladrões, assassinos e vigaristas, assim conhecendo um pouco mais sobre o mundo do crime e dos criminosos.
Depois de cinco meses foi solto, apesar de constantemente vigiado pela polícia, continuou com seu trabalho revolucionário. Depois de três meses acabou tendo que fugirda região Komi, indo se refugiar na casa de sua tia. Depois de dois meses foi para São Petersburgo, em 1909 entrou para o Instituto Psico-Neurológico e na Universidade de São Petersburgo em 1910, ele se formou em Direito Penal e Administrativo. Em 1916 se tornou mestre em Direito Penal e Administrativo e em 1920 ganhou o título de Doutor em Sociologia.
Em 1922, durante suas atividadesrevolucionárias foi condenado à morte por um tribunal vermelho, sendo posteriormente solto e exilado por Lênin, buscando refúgio nos EUA. De 1924 a 1930 leciona sociologia na Universidade de Minnesota, e em 1930 foi o fundador e o primeiro presidente do departamento de sociologia da Universidade de Harvard.
Pitirim Sorokin faleceu em 10 de fevereiro de 1968.

5
2. OBRAS

1919 – Elements ofSociology1920-21 – System of Sociology 1925 – Sociology of Revolution1927 – Social Mobility 1929 – Contemporary Sociological Theories1929 – Principles of Rural-Urban Sociology, com Carle C. Zimmermann1931 – Systematic Source Book in Rural Sociology, com C. C. Zimmermann e Charles J. Galpin1937-41 – Social and Cultural Dynamics, 4 vols.1941 – The Crisis of Our Age1943 – Sociocultural Causality, Time, Space1947 –Society, Culture and Personality1948 – The Reconstruction of Humanity1950 – Altruistic Love1951 – S.O.S., the Meaning of our Crisis1955 – Remarks on J. L. Moreno's "Theory of Spontaneity-Creativity", inSociometry, 18, 41956 – Fads and Foibles in Modern Sociology and Related Sciences1956 – The American Sex Revolution1963 – A Long Journey1966 – Sociological Theories of Today1975 – Hunger as aFactor in Human Affairs

3. TEORIAS

3.1 SOCIOLOGIA

Sorokin conceitua “Sociologia” como o estudo das características gerais comuns a todos as classes de fenômenos sociais,da relação entre essas classes e da relação existente entre os fenômenos sociais e os não sociais. A interação seria portanto, seria a unidade em que os fenômenos sociais deviam ser analisados. O conceito de interação...
tracking img