Biografia de niels bohr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Niels Bohr
Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague em 7 de outubro de 1885, filho de Cristian Bohr, Professor de Fisiologia na Universidade de Copenhague, e de Ellen. Niels, junto com seu irmão mais jovem Harald (futuro Professor de Matemática), cresceram em uma atmosfera mais favorável ao desenvolvimento de sua genialidade - seu pai foi um eminente fisiólogo e foi responsávelpor despertar seu interesse em física enquanto ainda na escola, sua mãe veio de uma família distinta no campo da educação.
Depois de matricular se na Escola de Gramática de Gammelholm em 1903, ele entrou na Universidade de Copenhague onde caiu sob a direção do Professor C. Christiansen, um profundamente original e altamente dotado físico, e graduou-se como Mestre em Física em 1909 e graduou-secom o Doutorado em 1911.
Enquanto ainda estudante, o anúncio da Academia de Ciências em Copenhague de um prêmio para a solução de um certo problema científico, o incentivou a começar a estudar e fazer investigações experimentais e teóricas sobre tensão superficial por meio de oscilar jatos fluidos. Este trabalho, que executou no laboratório do seu pai e para que recebeu o prêmio oferecido (umamedalha de ouro), foi publicado nas Transações da Sociedade Real, 1908.
Estudos subseqüentes de Bohr, porém, se tornaram cada vez mais teóricos, o trabalho de seu doutor tornou-se puramente teórico na explicação das propriedades dos metais com a ajuda da teoria do elétron. Foi neste trabalho que Bohr foi primeiramente confrontado com as implicações de teoria quântica da radiação de Planck.
No outonode 1911 ele permaneceu em Cambridge, onde aproveitou para seguir com o seu trabalho experimental continuando no Laboratório de Cavendish sob a direção do Senhor J.J. Thomson, ao mesmo tempo em que ele procurou adquirir estudos teóricos. Em 1912 ele trabalhava no laboratório do Professor Rutherford em Manchester, onde só naqueles anos com uma vida de intensas atividades científicas prevalecia comoconseqüência das investigações fundamentais nos fenômenos radioativos. Tendo executado um trabalho teórico na absorção de raios alfa que foi publicado na Revista Filosófica, 1913, ele legou para um estudo da estrutura a descoberta dos átomos em base ao núcleo atômico de Rutherford.
Introduzindo concepções obtidas emprestadas da Teoria quântica como estabelecido por Planck, que veio a ocupargradualmente uma posição proeminente na ciência da física teórica, ele teve sucesso em trabalhar fora e apresentando um retrato da estrutura atômica, com melhorias mais tarde (principalmente como resultado das idéias de Heisenberg em 1925), serviu para elucidar as propriedades físicas e químicas dos elementos.
Em 1913-1914 Bohr reteve uma vaga de Licenciatura em Física na Universidade de Copenhague eem 1914-1916 um compromisso semelhante na Universidade de Victoria em Manchester. Em 1916 foi designado Professor de Física Teórica na Universidade de Copenhague, e em 1920 (até que sua morte) foi o coordenador do Instituto para Física Teórica, estabelecido naquela universidade.
O reconhecimento de seu trabalho na estrutura dOS átomos veio com o Prêmio Nobel de 1922. As atividades de Bohr em seuInstituto eram em 1930 cada vez mais dirigidas a pesquisa na constituição dos núcleos atômicos, e de suas transmutações e desintegrações. Em 1936 ele assinalou que em processos nucleares a pequenas regiões em que as interações acontecem, como também a força destas interações, justificou que os processos de transição são descritos mais em um modo clássico que no caso dos átomos (Cf. »Captura denêutron e constituição nucleares«, Natureza, 137 (1936) 344).
Uma gota líquida iria, de acordo com esta visão, como um retrato muito bom do núcleo. Esta denominada teoria da gota permitiu a compreensão do mecanismo da fissão nuclear, quando a quebra do urânio foi descoberta por Hahn e Strassmann, em 1939, e formou a base dos importantes estudos teóricos neste campo (entre outros, por Frisch e...
tracking img