Biografia de nelson rodrigues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cronista, dramaturgo e romancista, Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife, a 23 de agosto de 1912. Filho do jornalista Mário Rodrigues, aos 13 anos de idade começa a trabalhar em jornal. Em 1929,vai morar no Rio de Janeiro, onde viveria até sua morte, a 21 de dezembro de 1980.
Era considerado o mais importante autor do teatro brasileiro contemporâneo - sua peça "vestido de Noiva" (1943) étida como um marco do teatro nacional.
Escreveu a primeira peça ("Mulher sem Pecado") em 1941. O primeiro romance ("Meu Destino é Pecar") foi publicado em 1944. A reunião dos seus contos, sob o título"A Vida Como Ela É", foi publicada em 1961, em dois volumes.
Jornalista polêmico, amado ou odiado, defendia publicamente a ditadura militar instalada no Brasil em 1964 (que, aliás, prendeu etorturou um dos seus filhos) e se rotulava "o único reacionário assumido do País".
Duas das personalidades que mais atacava em suas crônicas, durante o regime militar, eram o arcebispo de Olinda e Recife,Dom Hélder Câmara, e o pensador católico progressista Alceu Amoroso Lima. Escreveu frases que ficaram famosas, como, por exemplo: "a seleção brasileira de futebol é a Pátria de chuteiras", "a piorsolidão é a companhia de um paulista", entre outras.
A crítica divide o seu teatro em três fases: peças psicológicas, peças mitológicas e tragédias cariocas. Sua vida pessoal foi marcada por uma sériede tragédias que ele transformou em contos, peças de teatro e romances.
O primeiro episódio aconteceu em 1915, quando o seu pai teve que abandonar o Recife, fugindo de ameaças por conta dos artigosque escrevia. Em seguida, Nelson Rodrigues perdeu o irmão Roberto, assassinado aos 21 anos de idade, na redação do jornal A crítica que o pai fundara no Rio de Janeiro.
O motivo do crime foi umanotícia sobre adultério e a assassina foi a adúltera que, na verdade, pretendia matar o dono do jornal. Mário Rodrigues, o pai, ficou deprimido e morreria dois meses depois.
Tuberculoso, Nelson...
tracking img