Biografia de Marius Petipa

533 palavras 3 páginas
DANÇA CLÁSSICA Trabalho de pesquisa biográfica, apresentado à disciplina de Dança Clássica, referente ao 3º semestre do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília.

Marius Petipa nasceu em Marselha, 11 de março de 1822. Seu pai, Jean Antoine Petipa era um dançarino, coreógrafo e professor, que trouxe tanto Marius e seu irmão mais velho, Lucien, a seguir a mesma profissão. Marius Petipa começou seus estudos de dança aos sete anos, recebeu uma educação geral do Grand College, em Bruxelas. Sua estreia desempenho veio como uma criança na produção de seu pai de Pierre Gardel La Dansomanie em 1831 no Théâtre de la Monnaie, em Bruxelas.
Jean Petipa levou a família para Bordéus, em 1834, e depois para Nantes, onde Marius se tornou um bailarino principal em 1838. Marius e seu pai Jean turnê pela América do Norte em 1839 depois que Marius estudou com Auguste Vestris em Bordeaux onde apresentou se como bailarina principal em muitos balés, incluindo, Giselle, La Fille mal Gardee e La Péri.Marius Petipa. O primeiro ballet coreografado ele na Rússia foi The Milkmaid suíço (1849). A capacidade de montar revivals e fazer danças foi o resultado previsível de aprendizado rigoroso de Petipa.
O homem que ergueu e tornou conhecida e respeitada a escola russa. Primeiramente, ele treinou os alunos russos para substituírem as estrelas estrangeiras contratadas para os papéis principais das obras apresentadas. Logo, trabalhou em uma técnica especialmente russa, criando uma escola e bailarinos reconhecidos por sua técnica clássica em quase todo o mundo. Além disso, Petipa foi o criador da maior parte dos Ballets de Repertório preservados até hoje. São eles: Dom Quixote, de 1869; La Bayadère, de 1877; A Bela Adormecida, de 1890; O Lago dos Cisnes, de 1895; e Raymonda, de 1898. Além desses, Petipa remontou grandes ballets já reconhecidos na época, como Giselle, em uma versão especialmente russa.
Era sua característica

Relacionados

  • Anna pavlova
    607 palavras | 3 páginas
  • Artes cênicas
    117786 palavras | 472 páginas