Biografia de machado de assis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE LITERATURA BRASILEIRA

BIOGRÁFIA DE MACHADO DE ASSIS
Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritorbrasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. De uma familia pobre, estudou em escolas públicas e não chegou a frequentar uma universidade.
Perdeu a mãe cedo e foi criadopela madrasta no morro do livramento em Rio de Janeiro. Logo depois, seu pai morreu em 1851, e sua madrasta começou a trabalhar como doceira numa escola do bairro e Machado de Assis a ajudava vendendoos doces no colegio. Isso fez com que ele tivesse um contado com os professores e alunos, era provavel que Machado de Assis assistisse as aulas no omento que não tivesse trabalhando.
Mesmo sem teracesso a cursos regulares, empenlhou-se em aprender. Escreveu em praticamento todos os gêneros literários. Testemunhou a mudança política no país quando a Repuplica substituiu o Império e foi um grandecomentador e relator dos eventos políticos-socias da época.
Mesmo sem ter se formado, assumio vários cargos púplicos. E juntamente com colegas mais próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânimeda Academia Brasileira de Letras. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil.
Casou-se com D. Carolina, um casamento de 35 anos, porém não tiveram filhos. A morte de suaesposa, em 1904, é uma sentida perda, tendo o marido dedicado à falecida o soneto Carolina, que a celebrou.
Machado de Assis também foi o fundador da cadeira número 23, e escolheu o nome de José deAlencar, seu grande amigo, para ser seu patrono. Por sua importância, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de Casa de Machado de Assis.

ESTILO LITERÁRIO – CARACTERÍSTICAS
Machado deAssis, criou grandes obras que ganharam destaque, sendo que suas obras podem ser divididas em duas fases: Romântica e Realista.
Romântica: é marcada por um sentimento controlado por um sentimento...
tracking img