Biografia de henri fayol, frederick taylor e max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Henri Fayol

Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da actividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais actividades do gestor dentro das organizações: planear, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Foi, juntamente com  Frederick Taylor, um dos grandesprecursores da Teoria Clássica da Administração, a qual enfatiza a estrutura das organizações. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas oumesmo religiosas.


Definiu a empresa como uma organização que começa por uma plano estratégico ou uma definição de objectivos, evolui para uma estrutura para colocar o plano em prática, actua de forma controlada entre o líder e a força de trabalho, harmoniza o trabalho dos departamentos através da coordenação sujeita a avaliações e controlo sobre a sua eficácia. O melhor desempenho da força detrabalho dependerá das qualidades do líder, do seu conhecimento do negócio e dos empregados e da sua capacidade de inspirar um sentido de missão.


Taylor definiu ainda 14 princípios gerais sobre gestão, os quais foram desde então desenvolvidos de diversas formas pelos gurus mais recentes:


1. Divisão do trabalho (especialização)


2. Autoridade e responsabilidade


3.Disciplina


4. Unidade de comando


5. Unidade de direcção (um único plano para cada conjunto de actividades, com o mesmo objectivo)


6. Subordinação dos interesses individuais aos da organização


7. Remuneração do pessoal (justa e garantida)


8. Centralização (da autoridade no nível superior)


9. Cadeia escolar (considerando a linha de autoridadedesde os níveis mais elevados)


10. Ordem (para cada coisa e lugar)


11. Equidade (amabilidade e justiça para conquistar lealdade)


12. Estabilidade do pessoal (pois a rotatividade é prejudicial)


13. Iniciativa (assegurar pessoalmente que um plano será realizado)


14. Espírito de equipa.






Bibliografia:


- General and IndustrialManagement (Pitman, 1949).


Henri Fayol

by Russo on Mar.09, 2009, under Administração, Gurus da Administração
[pic]

Henri Fayol
O engenheiro Henri Fayol se tornou uma espécie de herói por ter recuperado uma problemática mineradora e tê-la transformado em um dos negócios mais bem-sucedidos da França. Fayol passou toda a sua vida profissional como diretor da companhia, aCommentry-Fourchambeau-Decazeville.
O engenheiro é considerado o fundador da gestão administrativa. Ele dividiu as funções administrativas em planejamento, organização, coordenação, comando e controle. Ao contrário do seu principal contemporâneo na área da teoria da administração, Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol pensava a empresa de cima para baixo, ou seja, dos cargos mais altos para os mais baixos.
Fayol foipouco conhecido fora da França até 25 anos após sua morte, quando seu trabalho mais importante, “Administração Industrial e Geral”, de 1916, foi traduzido para o inglês. A partir de então sua influência se espalhou rapidamente.
Funções do Administrador
Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicosda Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale – prévoyance organisation Jules – commandement, coordination – contrôle).







Vida

Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve...
tracking img