Biografia de gabriel garcia marquez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Gabriel García Marquez
Gabriel García Marquez (1928), escritor colombiano universalmente reconhecido, recebendo em 1982 o Prémio Nobel da Literatura. Gabriel Marques foi o criador dorealismo mágico na literatura latino-americana.

Nasceu em Aracataca (Colômbia) em 6 de março de 1928. Jornalista na sua juventude, vivendo durante vários anos na França, Espanha e México. Estudoucinematografia na Itália.

Iniciou sua carreira literária com a publicação de contos, nestas obras já estava presente o mundo fantástico que caracteriza toda a sua obra.

Muda-se para a Cidade doMéxico em 1960, onde publica seu primeiro livro de ficção, Ninguém Escreve ao Coronel. Em 1967 publica o seu romance mais conhecido e consagrado Cem Anos de Solidão (1967), exemplo único do estilo apartir de então denominado Realismo Fantástico.

García Márquez é o autor de Crônica de uma Morte Anunciada (1981), O Amor nos Tempos do Cólera (1985), O General em Seu Labirinto (1989) e Notícias de umSeqüestro (1996), entre outros livros de ficção, memória e reportagem.
Desenvolvimento
Gabriel García Márquez (Aracataca, 6 de março de 1927) é um escritor, jornalista, editor, ativista e políticocolombiano. Considerado um dos autores mais importantes do século 20, ele foi premiado com o 1972 Prémio Internacional Neustadt de Literatura de 1982 e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto desua obra, que entre outros livros inclui o aclamado Cem Anos de Solidão. Foi responsável por criar o realismo mágico naliteratura latino-americana. Viajou muito pela Europa e vive actualmente em Cuba.É pai do cineasta Rodrigo García.
Em abril de 2009 declarou que se aposentou e que não pretendia escrever mais livros. Essa notícia viu-se confirmada em 2012, quando o seu irmão, Jaime Garcia Marquez,noticia que foi diagnosticada uma demência a Gabriel Garcia Marquez e que, embora esteja em bom estado físico, perdeu a memória e não voltará a escrever.
Gabriel García Márquez, também...
tracking img