Biografia de estaline

Páginas: 2 (272 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Biografia de Josef Stalin

Vindo de uma família de camponeses, Josef Stalin cedo aprendeu o russo. Estudou depois no Seminário Teológico de Tbilisi. Em 1899, ingressouno partido social-democrata, como propagandista entre os trabalhadores ferroviários. Nos últimos anos da Rússia czarista, entre 1905 e 1917, foi membro do partidobolchevista. Lenin o havia escolhido para ingressar no Comité Central dos Bolchevistas, em 1912. Escreveu, nesse período, "O Marxismo e a Questão da Nacionalidade". Após a RevoluçãoRussa, voltou para São Petersburgo, onde escreveu artigos para o jornal Pravda. Entre 1919 e 1922, foi Comissário do Controle do Estado e, em 1922, tornou-seSecretário-geral do Partido, iniciando aí uma era de hegemonia política. 
Nos anos 1930, instaurou um regime de terror. Acabou com as liberdades individuais e criou uma estruturapolicial e militar de combate os inimigos do regime. Instituiu punições que incluíam expurgos, trabalhos forçados e assassinatos. Calcula-se que Estaline tenha sido responsávelpela morte de 12 milhões de pessoas que se opunham ao seu poder. Josef Stalin assinou um pacto de não-agressão com Adolf Hitler em 1939. No entanto, com a invasão da UniãoSoviética pelas tropas alemãs, acabou aliando-se ao Reino Unido e aos Estados Unidos. Em 1945, houve o famoso encontro de Potsdam, próximo a Berlim, onde Harry Truman,Winston Churchill e Estaline traçaram os rumos da nova geopolítica mundial. 

No pós-guerra, Estaline estabeleceu a hegemonia soviética na Europa do Leste, com o domínio daRepública Democrática Alemã, a Checoslováquia e a Roménia, elevando o bloco soviético à condição de superpotência. Estaline morreu em 1953, após permanecer 25 anos no poder.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estaline
  • estaline
  • Estaline
  • Biografia
  • biografia
  • Biográfia
  • Biografia
  • biografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!