Biografia de claude monet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Oscar Claude Monet é um famoso pintor francês nascido a 14 de Novembro de 1840, em Paris, segundo filho de Claude Adolphe Monet e Louise-Justine Aubree.
Foi o fundador do movimento Impressionista, que assim foi chamado após a pintura da sua obra: “Impression Sunrise”.
Batizado na Notre-Dame-de-Lorette, ele viveu em Paris até 1844, com os seus pais e o seu irmão mais velho, Leon. A suamãe era cantora e o seu pai possuía uma pequena loja.

Por volta de 1845 (Monet já com 5 anos de idade), o seu pai recebe uma oferta de emprego de um seu parente, que vivia em Le Havre. Claude Adolphe e a sua família mudam-se então para Le Havre, pequena vila na costa da Normandia.

Em Le Havre, Monet frequenta a escola primária e recebe uma educação clássica onde aprende Latim,Grego e frequenta a escola municipal de desenho.

Em 28 de Janeiro de 1857, morre a sua mãe, tendo ficado a cargo da sua tia.

Começa por pintar a carvão, pequenos desenhos e caricaturas, barcos, paisagens. Normalmente estes desenhos eram pintados aos domingos, muitos deles sem data. Tornaram-se populares ao ponto de tê-los começado a vender.

Foi também nesta altura que conheceuBoudin, 16 anos mais velho que Monet, ensinou-lhe algumas das técnicas de pintura, tornando-se o seu mentor. Com a direção de Boudin, Monet pinta a sua primeira paisagem - “View from Rouelles”, exibida em 1858 na exposição municipal em Le Havre. Esta pintura, também conhecida com “Vue des bords de la Lezarde”, pensava-se perdida, até ser descoberta cerca de 100 anos depois.

Em Abril de1859, Monet foi para Paris para visitar o Salão de Exposição de Indústria de Paris, onde estabeleceu contato com muitos outros artistas.

No mesmo ano, mas no Inverno, Monet muda-se definitivamente para Paris, para frequentar a Academia Privada Suíça, onde conhece Pissaro e Coubert. Aqui, e nesta altura, pintou várias figuras, mas nenhuma delas resistiu até hoje.
Em Junho de 1861, foichamado para o serviço militar, cumprido na Argélia e com duração de um ano.

No ano seguinte (1862), partilha um estúdio, com o pintor suíço Charles Gleyre, onde vem a conhecer Pierre Auguste Renoir, Frédéric Bazille e Alfred Sisley.

Todos os quatro tinham novos pontos de vista e todos tentavam pintar o efeito da luz, com cores contrastantes e rápidas pinceladas, mais tarde conhecidocomo impressionismo.

Em 1866, Monet participa no Salon com a pintura “La Femme a la Robe Verte”, pintado em quatro dias e que lhe trouxe algum sucesso e reconhecimento. Apostou forte no seu próprio projeto – “Women in the Garden”, mas que no entanto não teve o sucesso do anterior, tendo sido rejeitado. Logo depois, a sua esposa Camille fica grávida, vindo a nascer o seu filho em 1867, de nomeJean. Foi ainda nesta altura que Monet teve de interromper os seus trabalhos no exterior, devido a problemas com a sua visão.

Durante o ano de 1869, estabeleceu-se numa vila -- “Saint-Michael” – perto de Bougival onde pintou na companhia de Renoir.

Poucos trabalhos seus desta época sobreviveram, pois durante esta fase e em condições de dificuldades financeiras extremas, destruíaos seus próprios trabalhos antes de serem arrancados pelos seus credores.

Tratou-se de uma fase da sua vida, em que ficou dependente das ajudas dos seus amigos. É também nesta altura, com o agudizar dos seus problemas financeiros, que Monet tenta suicidar-se.

Em 1870, casou-se com Camille Doncieux, imediatamente ante do início da guerra Franco-Prussiana. Para não ser incorporado,deixa a França, refugiando-se em Inglaterra, mais concretamente em Londres.

Em Inglaterra, conhece vários pintores: John Constable e Joseph Mallord William Turner, sendo inspirado pelos seus trabalhos. É também nesta fase que conhece Pissarro. Em 1871 morre o seu pai.

Viaja até a Holanda e Bélgica, regressando depois a França, onde se instala em Argenteuil, uma pequena vila junto...
tracking img