Biografia de bronislaw malinowski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA DE BRONISLAW MALINOWSKI
Bronislaw Kasper Malinowski foi um antropólogo polaco, nasceu na Cracóvia em 7 de abril de 1884 e faleceu em 16 de maio de 1942, em New Haven, EUA. Éconsiderado um dos fundadores da antropologia social. De descendência aristocrata nasceu no seio de uma família com interesses culturais e académicos, que certamente contribuíram para o êxito que este tevenas áreas que se envolveu.
Começou por estudar matemática e física, mas ao ler “The Golden Bough” de James Frazer o seu interesse por antropologia despertou, e foi já em Londres, na escola deeconomia e estudos políticos que este procurou desenvolver o seu trabalho neste campo.
Desenvolveu um método de investigação de campo, na qual executou inicialmente na Austrália com os povos Mailue das Ilhas Trobriand. Malinowski era filho de Lucjan Malinowski, professor de filosofia e linguística da Universidade de Cracóvia, formou-se em Ciências Exatas, logo passou a ler James Frazer queviria influenciar seus estudos antropológicos.
Em 1910, ingressou na London Scholl of Economic; em 1913, publicou a obra “The Family Amoong the Australian Aborigenes”, criticando o evolucionismo.A partir de 1915, redigiu a primeira monografia etnográfica na Nova Guiné, deste estudo originou-se a obra “Os Argonautas do pacífico oeste”, publicada em 1922. Além do pacífico, trabalhou comtribos da Austrália, do Arizona, da África oriental e do México.
Além de seu trabalho de campo, lecionou na Universidade de Londres, Universidade de Cornell e de Harvard. Foi também autor deuma tese funcionalista.
Sem dúvida, a principal contribuição de Malinowski à antropologia foi o desenvolvimento de um novo método de investigação de campo, cuja origem remonta à sua intensaexperiência de pesquisa na Austrália, inicialmente com o povo Mailu (1915) e posteriormente com os nativos das Ilhas Trobriand (1915-16 1917-18).
Obras:
*The Family Amoong the Australian...
tracking img