Biografia de alexandre da costa dono da cacau show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alexandre da Costa, dono da Cacau Show: "a gente nunca chega lá".
A maior rede de chocolates finos do País nasceu de um erro. E foi idealizada por um jovem de 17 anos. O que poderia ser a receitapara o fracasso, resultou em uma empresa que produz mais de 12 mil toneladas de chocolate por ano para abastecer 1.050 lojas e com faturamento estimado em R$ 1 bilhão.
Alexandre Tadeu da Costa, hojecom 41 anos, tomou a iniciativa que culminaria na abertura da Cacau Show na Páscoa de 1988. Após aceitar uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas, o empresário descobriu que a fábrica da qual eracliente não produzia o produto com o peso necessário. Mas ele não desistiu. Bateu na porta de vinte atacadistas até conhecer uma senhora que fazia chocolate caseiro e que o ajudou a entregar o pedido emapenas três dias.

Munido de trufas e conselhos, Costa se reuniu com dez empreendedores à convite do Estadão PME para trocar experiências. Confira abaixo os principais trechos do encontro. 
  Sucesso Costa brinca que o seu maior acerto foi justamente ter errado ao aceitar a encomenda de ovos de Páscoa em um tamanho não convencional. No entanto, ele afirma que se não tivesse tido comprometimentocom o cliente e persistência para encontrar uma pessoa que o ensinasse a fabricar os ovos, a Cacau Show não existiria. “Não existe essa história de toque de Midas. São um monte de pequenas coisas queconstroem uma história de sucesso”, diz.

Determinado, ele cria novas metas constantemente para evitar a zona de conforto. “A gente nunca chega lá. Se eu achar isso, será o começo do fim”, analisa.Estratégia
O dono da Cacau Show percebeu que só conseguiria vender chocolate de qualidade com preços baixos se ganhasse em escala. “Como morava com meus pais e não precisava de muito dinheiro,investi tudo na empresa até fechar a equação e conquistar esse equilíbrio.”
Com o passar do tempo, o empresário investiu em cursos de qualificação, funcionários gabaritados e máquinas importadas para...
tracking img