Biografia david hume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
David Hume nasceu em 1711 na cidade de Edimburgo, e veio a falecer em 1776, foi um importante filósofo e historiador, tendo sido autor de historia da Inglaterra, publicação em seis volumes,considerada sua obra mais importante. Hume se destacou por apresentar seu ceticismo radical.
Hume explica quais são as bases das ações humanas, ou seja, o que nos motiva a agir, que segundo omesmo seria a paixão ou impulso. Ao estabelecer a diferença entre paixão e razão.
Segundo Hume a razão seria incapaz nos motivar a agir e muito menos capaz de fundamentar o caráter moral de nossasações. A motivação para agirmos vem do desejo a algo, e isso depende de nossos sentimentos, não de nosso raciocínio, baseado nos mesmos fundamentos, diz que “uma vez que o vício e a virtude não sãodescobertos apenas por meio da razão, deve ser graças a um sentimento que estabelecemos a diferença”.
Ações como ver, ouvir, falar, amar e odiar, estão ligadas as nossas percepções. A mente nuncaseria capaz de exercer qualquer ação se não por meio da percepção, e também através desta que distinguimos entre vício e virtude, consequentemente também será responsável por distinguimos entre osjuízos valorativos, ou seja, entre juízos morais que estão divididos em bem e mal moral.
A razão não pode distinguir entre o bem e o mal moral, pois a moral motiva ou evita ações, portantocomo nossas razões não tem qualquer influência sobre nossas ações e paixões é inútil pensarmos que tem total influência sobre deduções referentes á moralidade.
A razão por sua vez é adescoberta da verdade ou da falsidade. A verdade e a falsidade nada mais são que a concordância ou a discordância com as relações reais das ideias, ou com a existência real das coisas, enfim, tudo quenão se adequa a essa definição jamais poderá ser objeto de nossa razão.
É por meio de nossas ideias ou impressões que distinguimos entre vício e virtude e declaramos uma ação...
tracking img