Biografia - augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A BIOGRAFIA DE AUGUSTO COMTE
Augusto Comte, cujo nome completo era Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier/França, e faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris/França.
Iniciou seus estudos em sua cidade natal na faculdade de medicina por volta do ano de 1816. Um ano depois , aos 16 anos, ingressou na Escola Politécnica de Paris, da qual foiexpulso dois anos depois, por liderar um movimento de protesto, passando a viver de aulas particulares e de colaborações para jornais. Ainda em 1817, tornou-se secretário do filósofo socialista Saint-Simon, que o apresentou ao mundo intelectual francês.

Sua vida profissional firmou-se quando se tornou secretário do banqueiro Casimir Périer e discípulo de Claude-Henri de Rouvroy, conde deSaint-Simon. Este, um dos teóricos franceses do socialismo utópico, orientou-o para o estudo das ciências sociais e transmitiu-lhe duas idéias básicas, que orientaram seu pensamento daí por diante: a de que os fenômenos sociais, como os de caráter físico, também obedecem a leis; e a de que todo conhecimento científico e filosófico deve ter por finalidade o aperfeiçoamento moral e político do homem.Já imerso na elaboração da doutrina do positivismo, Comte publicou em 1822 seu "Plano de trabalhos científicos necessários para reorganizar a sociedade". Dois anos mais tarde, rompeu com Saint-Simon, pois as doutrinas dos dois eram incompatíveis.
Conheceu Caroline Massin (1825), jovem prostituta com quem viveu algum tempo e logo depois desposou em 1942. Com problemas no casamento tentou osuicídio ao atirar-se de uma ponte nas águas do Sena (1827). Salvo por um guarda, foi internado num asilo e tratado por Jean Esquirol, pioneiro da psiquiatria científica, recuperou-se e retomou o curso.
Em 1830 iniciou a publicação de seu "Curso de Filosofia Positiva", que seria concluída doze anos mais tarde. Neste mesmo ano ficou preso durante três dias (1830) por recusar-se a servir à GuardaNacional.
Dedicou os 12 anos seguintes à publicação do Cours de philosophie positive, em seis volumes, e a dar aulas gratuitas para operários. Criou, então, uma nova disciplina, que ele chamou física social ou sociologia.
Com a morte de sua mãe (1837) logo depois Caroline abandonou-o definitivamente. Em outubro (1844) conheceu a escritora Clotilde de Vaux, que também tivera uma experiência conjugalfrustrada, por quem se apaixonou. Ambos desfrutaram de uma bela e intensa amizade e de uma completa identidade de pontos de vista. Queriam uma nova moralidade, uma nova religião e um novo conceito de casamento. Esse foi seu relacionamento mais feliz e, ao mesmo tempo, mais melancólico. Clotilde morreu dois anos depois e ele levou a marca dessa veneração quase religiosa até o fim de sua vida.Novamente solitário, dedicou-se integralmente até sua morte, em Paris, à instituição da religião da humanidade, impregnado de misticismo, criando um sacerdócio, sacramentos e orações, além de propor para seus adeptos uma rígida disciplina. Logo se tornou influente em numerosos países, como Brasil, Chile e México e adeptos do mundo inteiro iam a sua casa em Paris, de onde saíram maravilhados pelo brilho ea serenidade do mestre.
A partir de 1846 toda a sua vida e obra passaram a ter um sentido religioso. Desligou-se do magistério, dedicando-se mais às questões espirituais. deixou de ser católico e fundou a Religião da Humanidade. Para propagar sua nova religião, manteve correspondência com monarcas, políticos e intelectuais de toda parte, tentando pôr em prática suas idéias de reformador social.Em 1848 Auguste Comte criou uma "Sociedade Positivista", que angariou grande número de seguidores. Entre 1851 e 1854, publicou os volumes do "Sistema de política positivista", cujas idéias viriam fundamentar várias correntes de pensamento político, em vários países. Filósofo e auto-proclamado líder religioso, deu à ciência da Sociologia seu nome e estabeleceu a nova disciplina em uma forma...
tracking img