Biografia adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução...........................................................3

2. Biografia e Formação Acadêmica..........................3

3. Principais Obras.....................................................4

4. Principais Influências.............................................5

5. Contexto Histórico.................................................6

6.Universalidade do autor.........................................7

7. Referencias Bibliográficas ......................................8

8. Notas Explicativas...................................................8

1. Introdução ao autor

Adam Smith foi defensor da livre troca de mercadorias, da não intervenção estatal e da aplicação das leis naturais na economia. Proclamava ser o trabalho e não aterra a fonte de todas as riquezas e ainda criticava o mercantilismo. Sua principal obra, A riqueza das Nações, o consagrou como pai da Economia; neste livro discutiu temas como a divisão do trabalho e traçou conceitos e teorias utilizados até os dias de hoje e que também serviram de base para outras teorias econômicas.

2. Biografia e Formação Acadêmica

Adam Smith nasceu no ano de 1723 emuma família de classe não nobre em Kirkcaldy, na Escócia. Ele morreu em 17 de julho de 1790, dois anos antes de sua mãe que era descendente de proprietários de terra. Seu pai, funcionário público do setor administrativo, morreu antes mesmo do seu nascimento.
Iniciou sua formação acadêmica em 1737, com catorze anos na Universidade de Glasgow. A universidade situa-se na Escócia e foi fundada em1451 sendo a quarta faculdade mais antiga de língua inglesa. Em seu passado conta com estudantes mundialmente conhecidos como Lorde Kelvin e David Hume e ainda possui sete ganhadores do prêmio Nobel. Porém antes de completar a sua graduação, Smith ganhou uma bolsa da Balliol College que fica na cidade de Oxford, apesar de ter aceitado o convite não se adaptou muito bem, pois suas ideias divergiamdas da faculdade e a falta de apoio e incentivo intelectual fez com que acabasse voltando para a Escócia.
Durante 1749 lecionou alguns cursos por conta própria o que junto das conferências de Edimburgo ampliou seu círculo intelectual e proporcionou sua eleição para lecionar Lógica na Universidade de Glasgow. Entretanto com a morte do professor de Filosofia Moral Smith foi convidado para esta mesmacadeira podendo escolher entre essas disciplinas. Em 1752 escolheu ser professor de Filosofia Moral, matéria que o marcou durante seu tempo de estudante, e consolidou sua reputação intelectual e seu interesse pela Economia. Enquanto exerceu seu posto participou ativamente de discussões políticas e acadêmicas, devido ao
4

enorme prestigio que possui com a elite intelectual da época.
Com apublicação da Teoria dos Sentimentos Morais em 1759, seu primeiro livro e parte do seu projeto que pretendia cobrir todo o seu curso de Filosofia Moral e ainda um tratado da política econômica e da economia. A publicação desse tratado se tornou seu mais significativo livro intitulado A riqueza das Nações. As cinco republicações da sua primeira obra o repercutiu como pensador e lhe rendeu o convitepara ser tutor do Duque de Buccleugh e assim Smith recebe uma proposta de ganhar o dobro do seu salário como professor e larga a Universidade de Glasgow em 1764.
Neste período como tutor, Smith viaja bastante e conhece grandes pensadores que o influenciaram. Em Bordeaux conhece Voltaire e em Paris foi hospedado por seu grande amigo Hume que na época era Secretária da Legação Britânica, foi látambém que conheceu o grupo dos économistes. Assim conheceu a forma do pensar dos fisiocratas, as cortes, os salões e o nome mais forte do movimento, François Quesnay. Ao voltar para a Inglaterra, Smith resolve ampliar seu primeiro livro e usando a grande quantidade de livros disponíveis em Londres introduz diversas informações novas para seu próximo livro e enriquece informações para sua segunda...
tracking img