Biografia adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oilá,

Regras para os seminários dos filósofos:

Cada grupo deverá:

1) Contextualizar:

- Momento histórico ( o que estava acontecendo no mundo na época em que o filósofo viveu )
- Resumo da vida (histórico) e das obras principais
- Principais Idéias

2) Relacionar
- Como as idéias principais aparecem na Administração de Empresas ?
  (como corrente, como prática, comoprocedimento, como função, de que forma ?)

3) Apresentar
- Textual: Relatório contendo os itens 1 e 2
- Oral: Apresentar 1 e 2, com duração aproximada de 45 minutos a no máximo 1 hora. (pode incluir filmes, dinâmica de grupos, apresentação de texto para discussão, jogral, etc)

Valor do Trabalho: 6,0 em AV1.

Esses 6,0 pontos são distribuídos: 2,0 de auto-avaliação e 4,0 dados pelo professor.

Naauto-avaliação, o grupo deverá dar uma nota de 0 a 10 para CADA integrante, considerando:

1- contribuição individual para o conteúdo até 2,0
2- entendimento das principais idéias do filósofo até 3,0
3- entendimento da relação das idéias do filósofo com a administração até 3,0
4- contribuição individual para a apresentação até 2,0

A critério do professor, poderá ser feita avaliação oralsobre o entendimento (itens 2 e 3), para evitar notas falsas (gente que não sabe e acaba tendo nota alta).

Dos 4,0 pontos do professor, 2,0 são para o trabalho escrito e 2,0 para a apresentação oral. 

Os relatórios escritos devem ser entregues pelo menos 1 semana ANTES da apresentação, para correção e orientação pré-apresentação.

As apresentações serão organizadas de acordo com a sequênciahistórica na linha do tempo crescente (de Antes de Cristo para Depois de Cristo).

Serão 2 apresentações por noite, uma antes e a outra depois do intervalo. 

Qualquer dúvida, nos falamos na 3a feira (eu passo na sala).

Abraços,

Adam Smith
Contextualização do período
Adam Smith foi um economista e filósofo escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, oséculo XVIII. O Iluminismo é o termo que designa um dos mais importantes períodos da história intelectual e cultural ocidental.
Ainda que importantes contemporâneos venham ressaltando as origens do Iluminismo no século XVII tardio,[1] não há consenso abrangente quanto à datação do início da era do Iluminismo. Boa parte dos acadêmicos simplesmente utilizam o início do século XVIII como marco dereferência, aproveitando a já consolidada denominação Século das Luzes . [2] O término do período é, por sua vez, habitualmente assinalado em coincidência com o início das Guerras Napoleônicas (1804-1815).[3]
Iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas,correntes intelectuais e atitudes religiosas.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral depensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.
Os pensadores iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano.[6] Supunham poder contribuir para o progresso dahumanidade e para a superação dos resíduos de tirania e superstição que creditavam ao legado da Idade Média. A maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade.
O uso do termo Iluminismo na forma singular justifica-se, contudo, dadas certas tendências gerais comuns a todos os iluminismos, nomeadamente, a ênfase nas ideias deprogresso e perfectibilidade humana, assim como a defesa do conhecimento racional como meio para a superação de preconceitos e ideologias tradicionais.
Entre o final do século XVII e a primeira metade do século XVIII, a principal influência sobre a filosofia do iluminismo proveio das concepções mecanicistas da natureza que haviam surgido na sequência da chamada revolução científica do século...
tracking img