Biogeneses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Educação Basica Governador Ivo Silveira

Teoria da Biogenese

Nome: Darlan Aldison Martins
Turma: 112
Palhoça: 14/05
Teoria

A teoria da Abiogénese foi posta em causa pelofísico italiano Francesco Redi, no séc. XVII (1668) e pelo cientista italiano Lazzaro Spallanzani no séc. XVIII (1776), que propuseram a teoria da Biogénese, que dizia que qualquer forma de vida só podiaprovir de outra pré-existente, tendo esta sido aceite e defendida por nomes ilustres, como Descartes, Newton, William Harvey e Van Helmont e mantido a sua grande aceitação até meados do séc. XIX. Sóem 1862, quando o químico Francês Louis Pasteur realizou experiências que provaram a não existência de geração espontânea é que a Teoria da Abiogénese foi ultrapassada a favor da Teoria da Biogénesedefendida por Redi.

Louis Pasteur

Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida(hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente. 

Experimento

No experimento, Pasteur adicionou um caldonutritivo a um balão de vidro com gargalo alongado. Após a modelagem prosseguiu com a fervura do caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril. Depois da fervura, deixando o balão emrepouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril. Depois de alguns dias, ao verificar a não contaminação, Pasteur quebrou o gargalo, expondo o caldo inerte aos micro-organismossuspensos no ar, favorecendo condições adequadas para a proliferação de germes.

Importancia dos estudos de Pasteur

Pasteur, a pedido de Napoleão III, descobriu a existência de microrganismos quecontaminavam e deterioravam o vinho destinado às tripµlações dos navios da Marinha francesa, tornando-o impróprio para consumo. Pasteur verificou que aquecendo-se o vinho até uma temperatura que não afetasse...
tracking img