Biogarfia karl max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mobilismo de Heráclito de Éfeso

1. Este logos, os homens, antes ou depois de o haverem ouvido, jamais o compreendem. Ainda que tudo ocorra de acordo com este logos, eles parecem não terexperiência, cada vez que experimentam palavras e atos tais como os exponho, analisando cada coisa segundo a sua natureza e interpretando-a como é. Os demais homens ignoram o que fazem quando acordados, assimcomo esquecem o que fazem durante o sono.
2. Por isso, é preciso seguir-se o comum. Mas, apesar de o logos ser comum, a grande multidão vive como se cada um tivesse um entendimento próprio.
4. Se afelicidade consistisse nos prazeres do corpo, deveríamos considerar felizes os bois quando encontram ervilhas para comer.
8. Tudo se faz por contraste, da luta dos contrários nasce a mais belaharmonia.
10. Correlações: completo e incompleto, concorde e discorde, harmonia e desarmonia, e todas as coisas, um, e de um, todas as coisas.
12. Para os que entram nos mesmos rios, correm outras e novaságuas. Mas também almas(psychai) são exaladas do úmido.
17. A grande multidão não entende estas coisas, mesmo quando as encontra em seu caminho, e não as entende quando ensinada; mas pensa saber.18. Quem não espera, não encontrará o inesperado, que é inexplorável e inacessível.
31. As transformações do fogo: primeiro o mar; do mar, uma metade da terra, a outra, ar incandescente. A terradilui-se em mar, e esta recebe a sua medida segundo a mesma lei, tal como era antes de se tornar terra.
36. Para as almas(psychai), morrer é transformar-se em água, para a água, morrer é transformar-se emterra. Da terra, contudo, forma-se a água, e da água a alma.
41. Há só uma coisa sábia: conhecer o pensamento que governa tudo através de tudo.
45. Mesmo percorrendo todos os caminhos, jamaisencontrará os limites da alma(psyche), tão profundo é o seu logos.
49. Descemos e não descemos para dentro dos mesmos rios; somos e não somos.
52. O tempo(aion) é uma criança que brinca jogando dados:...
tracking img