Biofisis

2108 palavras 9 páginas
AGDA DE SOUSA DANIEL RA: B34359-1

ENERGIA IONIZANTE E NÃO-IONIZANTE

Trabalho apresentado à Professora Doutora Leila Ribeiro da disciplina Física e Biofísica da turma CB1P48, turno noturno do curso Ciências Biológicas da Universidade UNIP.

Sumário

1. Introdução...........................................................pág.4

Uso da radiação na medicina............................pág.5

1. Tomografia Computadorizada......................pág.6 2. Ressonância Magnética.................................pág.11 3. Raio X...............................................................pág.13 4. Iodoterpia.......................................................pág.17
2. Conclusão............................................................pág.18

4. Referencia bibliograficas...............................pág.19

1. Introdução

Radiaçoes não ionizantes, como o nome ja diz, são as que não produzem ionização, ou seja, não possuem energia capaz de produzir emissão de elétrons de átomos ou moléculas com quais interagem. De modo geral estas radiações podem ser divididas em sônicas (vibrações, ultra-som, etc.) e eletromagnéticas.

Radiações ionizantes, são aquelas que se caracterizam pela sua habilidade de ionizar átomos da materia com a qual interagem. A habilidade de ionizar, (retirar elétrons) depende da energia dos fótons e do material com qual a radiação interagem. A energia necessária para fazer com que eléton de valência escape de sua orbita num átomo, varia de 2,5 a 25 Ev.

De modo geral, as radiações eletromagnéticas que possuam enérgias menores que 10eV, são chamadas de radiações não-ionizantes. As radiações eletromagnéticas, com comprimento de onda maiores que 200nm são consideradas não ionizantes, visto que comprimentos de ondas menores, já fazem parte do ultravioleta remoto, ou raios x moles, (dependendo da natureza da radiação). Estas radiações

Relacionados