biofisicabiomoleculares

2676 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EaD

FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA E BIOFISÍCA

Curso... Ciências Biológicas
Fundamentos de Bioquímica e Biofísica

Pólo de São Miguel do Guaporé Rondônia
Setembro/2013

1- INTRODUÇÃO
A bioquímica preocupa-se em estudar as reações químicas que ocorrem no organismo humano.
Na natureza são encontrados vários elementos quí­micos que também existem no organismo dos seres vivos. Sendo assim, a matéria viva nada mais é do que um arran­jo especial da própria matéria.
Dos elementos químicos, quatro deles constituem cerca de 98 % das substâncias que são encontradas nos seres vivos: o carbono (C) o hidrogênio (H), o oxigênio (O) e o nitrogênio (N). A esses elementos associam-se uma série de outros como: Ca, P, Fe, Na, K, Q, Mg, que combinados entre si ou isolados sob a forma iônica entram na constituição química de todos os seres vivos, desde os mais simples até os mais complexos.
As substâncias existentes nos seres vivos podem ser classificadas em dois grupos: substâncias inorgânicas (água e sais minerais) e substâncias orgânicas (ácidos nucléicos, proteínas, glicídios, lipídios e vitaminas).

2- DESENVOLVIMENTO
CARBOIDRATOS-LIPÍDIOS-PROTEINAS
CARBOIDRATOS:
Carboidratos abrangem um dos grandes grupos de biomoléculas na natureza, além de serem a mais abundante fonte de energia. A designação inicial de carboidratos ocorreu por serem hidratos de carbono. Eles podem ser chamados, de uma maneira geral, de glicídios, amido ou açúcar. Os carboidratos são classificados como poliihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas.

Como exemplo de alimentos ricos em carboidratos temos : cereais; pães; farinhas; doces; frutas e tubérculos (mandioca, batata, inhame, entre outros).

Os carboidratos desempenham funções importantes como:
Fonte de energia: os carboidratos servem como combustível energético para o corpo, sendo utilizados para

Relacionados