biofisica
DISCIPLINA: Biofísica
PROF. ISMAEL TEIXEIRA DA SILVA
APS 2 – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Wolmy W. P. Paixão
1)
a) É a diferença de potencial elétrico entre o líquido no interior de uma célula e o fluido extracelular, desde que este potencial mantenha-se inalterado.
b) É a razão entre a carga (Q) e a área (A) da superfície externa.
2) Vo = - 80 mV; C/A = 0,02 F/m²
3) Os fluidos são condutores por apresentarem íons em seu meio, auxiliando assim o fluxo de elétrons.
4) A membrana é condutora por ser permeável a passagem de íons, facilitando o fluxo de elétrons.
5) A comunicação entre os neurônios se dá através das Sinapses, onde através destas sinapses o potencial de ação conduzido por uma célula é transmitido a célula seguinte.
6)
a) Na bomba de sódio e potássio, estes dois íons passam da região de menos concentração para a de maior concentração, requerendo esforço metabólico da célula. O sódio que tende a entrar na célula é forçado a sair e o potássio que tende a sair da célula é forçado a entrar.
b) O transporte ativo caracteriza-se por ser o movimento de substâncias e íons contra o gradiente de concentração, ou seja, ocorre sempre de locais onde estão menos concentradas para os locais onde encontram-se mais concentradas.
7) Os principais Íons são Na+ e K+.
8) Em geral o valor máximo atingido é de +30 mV, e seu mínimo atingido é de – 65 mV. A duração do potencial de ação, por outro lado, difere bastante de célula para célula: nas células nervosas essa duração é de aproximadamente 1 ms, enquanto que nas células musculares cardíacas ela é maior que 200 ms.