Biofisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
NATHÁLIA:
-Eletrocardiograma
Á medida que o impulso cardíaco cursa pelo coração, correntes elétricas se propagam para os tecidos que cercam o coração e pequena fração dessas correntes atinge a superfície do corpo, se forem colocados eletródios sobre a pele em pontos opostos do coração, os potenciais elétricos gerados por essas correntes podemser registrados, esse registro corresponde ao eletrocardiograma.
-Métodos para registro de eletrocardiograma
-O registrador de pena: Quando as linhas podem já estar impressas no papel.
-Eletrocardiógrafos (por fotografia) : Quando podem ser marcados no papel ao mesmo tempo que é registrado o eletrocardiograma.
-Condições anormais dos ventrículos que causam desvio do eixo :
- Alteração daposição do coração: Se o próprio coração estiver angulado para a esquerda, seu eixo elétrico médio também ficara desviado na mesma direção. Esses desvios ocorrem (1) durante a expiração,(2) quando a pessoa se deita, pela pressão exercida pelo conteúdo abdominal para cima, contra o diafragma, e (3), com muita freqüência, em pessoas atarracadas, cujo diafragma, todo o tempo pressiona o coração.-Hipertrofia ventricular: Quando um ventrículo fica muito hipertrofiado, o eixo cardíaco se desloca para o lado do ventrículo hipertrofiado por duas razões: 1ª- a quantidade aumentada de músculo presente no ventrículo hipertrofiado em relação ao lado oposto permite geração excessiva de potencial elétrico nesse lado, 2º mais tempo é necessário para que a onda de despolarização progrida através doventrículo hipertrofiado que no ventrículo normal.
-Corrente de Lesão:
Muitas e distintas anormalidades cardíacas, em especial as que lesam o próprio músculo cardíaco, fazem com que, muitas vezes, parte do coração permaneça total ou parcialmente despolarizada todo o tempo.Quando isso ocorre, aparece fluxo de corrente entre a área patologicamente despolarizada e o restante do coração com suapolarização normal.Isso é chamado de corrente de lesão.
Algumas das anormalidades que causam corrente de lesão são:
(1) trauma mecânico, tornando as membranas celulares tão permeáveis que não pode ocorrer repolarização completa;
(2) processos infecciosos, que lesam as membranas musculares;
(3) isquemia de áreas localizadas do músculo causada por oclusão coronária, de longe a causa mais comum dacorrente de lesão no coração.
-Isquemia coronária:
fluxo insuficiente de sangue para o músculo cardíaco deprime o metabolismo do músculo por três razões:
(1)-Falta de oxigênio.
(2)-acumulo excessivo de dióxido de carbono.
(3)-falta de nutrientes suficientes.
Desse modo, não pode ocorrer repolarização das membranas nas áreas de isquemia miocárdio intensa.Muitas vezes o músculo cardíaco nãomorre porque o fluxo sanguíneo ainda é suficiente para manter a vida do músculo, embora não seja suficiente para permitir a repolarização das membranas. Enquanto persistir esse estado, uma corrente de lesão continuará a fluir durante o período diastólico de cada batimento cardíaco.
Após oclusão coronária, ocorre grau extremo de isquemia do músculo cardíaco, e uma forte corrente de lesão flui daárea infartada dos ventrículos, durante o intervalo T-P, entre os batimentos. Portanto, uma das mais importantes características diagnostica dos eletrocardiogramas registrados após trombose coronária aguda é a corrente de lesão.
-------------------------------------------------

PRISCILLA:
-Registro de um eletrocardiograma normal:
O eletrocardiograma normal é formado por uma onda P, umcomplexo QRS e uma onda T. O complexo QRS muitas vezes aparece sob a forma de três ondas: a onda Q,a onda R e a onda S.
Onda P- É causada pelos potenciais elétricos gerados pelos átrios ao se despolarizarem antes de se contraírem.
Complexo QRS- É causado pelos potenciais gerados quando os ventrículos se despolarizam antes de se contraírem, isto é, conforme a onda de despolarização cursa pelos...
tracking img