Biofisica Cap1

466 palavras 2 páginas
1) Em dois casos (A e B), as concentrações de sódio (em mM) em dois compartimentos de 1 litro separados por uma membrana permeável a sódio são:

Compartimento 1
Compartimento 2
Caso A
3
5
Caso B
30
32
a) Em que sentido o sódio se difunde em cada caso?
Caso A ⇒ Compartimento 2 ⇒ Compartimento 1.
Caso B ⇒ Compartimento 1 ⇒ Compartimento 2.
b) Quando o equilíbrio for alcançado, qual será a concentração de sódio nos dois compartimentos em cada caso?
Caso A = 4 mM sódios no compartimento 1 e 2.
Caso B = 31 mM sódios no compartimento 1 e 2.
Quando o equilíbrio for alcançado a concentração de sódios nos dois compartimentos em cada caso se igualará.
c) O equilíbrio em A será atingido antes, junto ou depois que em B?
O equilíbrio em A será atingindo junto em B, ou seja, com a diferença de um sódio no caso A e um sódio no caso B eles atingiram o equilíbrio junto.
d) Se os compartimentos 1 e 2 fossem o LIC e o LEC, separados pela membrana celular, por onde ocorreria a difusão do sódio?
A difusão do sódio ocorreria por proteínas do canal de sódio presentes na membrana plasmática.
e) Se os compartimentos 1 e 2 fossem o LIC e o LEC, separados pela membrana celular, como a célula poderia manter o gradiente de concentração de sódio apesar da difusão do íon?
A célula poderia manter o gradiente de concentração do sódio apesar da difusão do íon pelo transporte ativo primário, bombas de Na+ e K+ , com o bombeando contra a tendência do sódio para fora da célula.
2) A tetrodoxina, presente nos ovários do baiacu, é um bloqueador de canais de Na+ voltagem-dependentes. O baiacu é usado para preparar o fugu. Se o fugu for mal preparado, a pessoa pode morrer. Por que?
Sim, tetrodoxina (anidrotetrodoxina 4-epitetrodoxina, ácido tetrodônico), é uma neurotoxina não protéica, termo-estável, em concentrações nanomolares, bloqueiam especificamente os canais de NA+ nas membranas das células excitáveis. Como resultado, o potencial de ação é bloqueado. Nem todos os canais

Relacionados

  • estudante
    25734 palavras | 103 páginas
  • Novas tecnologias na genetica humana
    92604 palavras | 371 páginas